Esgotado
atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 24/4. Enquanto houver vagas.
Esgotado
O curso em 2 encontros amplia a compreensão do Ser-Movimento em cada manifestação humana, a qual permite o uso correto dos sentidos no reconhecimento da participação humana no mundo, por meio de experiências complexas e em conexão com o fluxo de energia universal.
O desenvolvimento de uma linguagem corporal de modo harmônico com o movimento da natureza que pensa de modo participativo desperta a consciência de que somos movimento transcendendo a fragmentação das vivências cotidianas. Todo esse processo de construção de uma identidade corporal consciente do Ser-Movimento coloca as pessoas em unidade com o fluxo de movimento da natureza que somos e é denominado holomotricidade.
Educar os sentidos para transcender a limitação do corpo como lugar que recebe e acumula experiências passivamente para a consciência do Ser-Movimento amplia a percepção do fluxo dinâmico manifestado no tempo presente em cada ser humano.
Encontro 01 – Corpo – Movimento – Consciência
Encontro 02 – Ser-Movimento: diálogos corporais
Com Maurício Teodoro de Souza, doutor em Educação Física – FEF/UNICAMP, pós-doutorado em Educação Física – FEF/UFRN.
Leitura complementar
BOHM, D. J. Sobre a criatividade. (Tradução Rita de Cássia Gomes). São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
BOHM, D. J. Totalidade e a ordem implicada. (Tradução de Teodoro Lorent). São Paulo: Madras, 2008. BOHM, D. J. O pensamento como um sistema. (Tradução de Teodoro Lorent). São Paulo: Madras, 2007.
BOHM, D. J. Diálogo: comunicação e redes de convivência. (Tradução de Humberto Mariotti). São Paulo: Palas Athena, 2005.
KRISHNAMURTI, J.; BOHM, D. J. A eliminação do tempo psicológico. 10 ed. (Tradução de Claudia Gerpe Duarte). São Paulo: Cultrix, 1995.
SOUZA, M. T.; SANCHES NETO, L. Da Educação Física à Holomotricidade – proposta epistemológica com base no pensamento participativo de David J. Bohm. Periódico Horizontes – USF – Itatiba, SP – Brasil, 2024. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2. (no prelo).
SOUZA, M. T.; SANCHES NETO, L. From Physical Education to Holomotricity – epistemological proposal through participatory thinking. In: Loredana Perla, Laura Sara Agrati, Viviana Vinci, Alessia Scarinci (eds.), Living and Leading in the Next Era: Connecting Teaching, Research, Citizenship and Equity, Roma: Pensa Multimedia, 2023.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.