Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi 
(Foto: Divulgação)
Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi (Foto: Divulgação)

Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi

Com o Grupo Cupuaçu

Interlagos

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça Pau-Brasil

Data e horário

De 21/08 a 21/08

21/08 • Domingo • 14h30
Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi 
(Foto: Divulgação)
Cortejo e Auto do Bumba Meu Boi (Foto: Divulgação)

O Auto do Bumba meu Boi é um teatro de rua, uma das manifestações mais antigas que acompanha o povo africano pelo mundo, desde os povos que pastoreavam bois e búfalos, que criaram uma cultura se comunicando por aboios enquanto pastoreavam. Quando chega na América Latina, incorpora as entidades indígenas que a protegem, encantam a manifestação. Um auto do Boi é a história de um povo, sua trajetória encenada, cantada, com força, ironia e malícia de personagens e seres encantados.

A narrativa começa com um cortejo, depois do “guarnicê” do Boi, quando se ascende a fogueira e esquentam, ou afinam, os instrumentos. Depois do guarnicê (cantando e tocado), o amo do Boi começa e pedir licença à dona da casa para começar a brincadeira.

O Grupo Cupuaçu faz, há quase quarenta anos, a Festa do Boi no Morro do Querosene, em São Paulo, ela tem como criadores e mestres Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho e Graça Reis, assim como Henrique Menezes e Bartira Menezes.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.