Foto: Thiago Carvalho
Foto: Thiago Carvalho

Cosmologia Indígena – Guarani

Com Xamoi Karai Yapua

Carmo

Duração: 480 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Curumim - 3° Andar

Inscreva-se, de 30 de janeiro a 6 de fevereiro em Central de Relacionamento Digital ou no app Credencial Sesc SP

Datas e horários

De 06/02 a 15/02

Segunda

Segunda, às 17h30

Quarta

Quarta, às 17h30

13/02 • Segunda • 17h30
Quarta

Quarta, às 17h30

Foto: Thiago Carvalho
Foto: Thiago Carvalho

Realizado em quatro encontros, o curso aborda a cosmologia e o modo de vida Guarani.

As aulas não serão baseadas em textos, mas compartilharemos alguns textos que podem ser interessantes para acompanhar a conversa, como o Ayvu Rapyta, o grande livro dos mitos e cantos sagrados dos Guarani-Mbya.

Encontros:

1º COSMOLOGIA GUARANI
Nesta primeira sessão, a discussão é sobre a visão de mundo Guarani. Como o mundo foi criado, como o humano foi criado. Qual a compreensão do tempo dos Guarani – o calendário Guarani, tempo novo e tempo velho. Qual a concepção Guarani do fim dos tempos. Qual a importância do conceito de “terra sem mal” na visão de mundo dos Guarani.

2º O MODO DE VIDA DOS GUARANI
Na segunda sessão, veremos o modo de vida dos Guarani. O plantio sagrado – a semente, o tempo certo de plantar, o ritual para a semente. Medicina guarani –  Plantas sagradas e de cura, o tempo certo das plantas. Organização das aldeias e dos espaços de vivência – as crianças, as famílias. Qual a relação entre os modos de vida tradicionais e as práticas modernas.

3º O MUNDO DO JURUÁ (BRANCO) VISTO PELO GUARANI
Esta sessão será dedicada à contra-antropologia que a cosmovisão Guarani nos devolve do modo de vida do juruá, ou seja, dos brancos/ ocidentais/ modernos. Discutiremos a relação entre o modo de vida do juruá, a ameaça ao modo de vida Guarani e a destruição dos ecossistemas terrestres, bem como questões atuais como a pandemia da Covid-19 e a ascensão do fascismo no Brasil.

4º O CUIDADO DA NATUREZA
A última sessão será dedicada aos ensinamentos que o pensamento Guarani pode oferecer quanto ao problema do Antropoceno e da destruição ecológica. Qual a concepção Guarani da relação entre os humanos e os não-humanos. Qual a relação do Guarani com a terra.

Xamoi Karai Yapua, do povo Guarani, é um líder espiritual. Ele tem se dedicado a comunicar a visão de mundo Guarani através de conversas e cursos em muitas ocasiões.

Inscreva-se, de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Central de Relacionamento Digital ou no app Credencial Sesc SP

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.