Duração: 180 minutos
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa Teatral - 7º andar
Inscrições a partir de 4/6 até 8/6. Via forms
O curso/vivência promove em 8 encontros, a prática de confecção de máscaras com materiais diversos, além de exercícios corporais para utilização de máscaras. Trazendo aos encontros vídeos de manifestações negras brasileiras, como o Nego Fugido (Bahia), Coco, Congadas e Reisados.
Cleydson visa promover o reencontro dos participantes com as brincadeiras dos terreiros, os caretas, os papangus, figuras dos folguedos. Através do sagrado e do profano das danças dramáticas, das cantigas religiosas, dos cantos de trabalhos, busca-se estreitar os laços com esse imaginário que habita em todos nós, mas que é silenciado pelo ritmo frenético e mecânico da contemporaneidade.
No entanto, esse cotidiano que nos parece distanciado dessa vivência, nada mais é do que o próprio popular, que se manifesta em cena trazendo suas particularidades e fortalecendo a ancestralidade. Toda a vivência acontece na voz, no corpo e na criação.
__
Cleydson Catarina é ator, diretor, performer e mascareiro, originário de Fortaleza ,Ceará. Desde os 13 anos, começou a se envolver com teatro de rua e, posteriormente, estudou atuação e direção no Instituto Dragão do Mar. Participou ativamente do Movimento Escambo e se destacou em Recife, colaborando com grupos como Coco dos Pretos e Maracatu Cambinda de Estrela, onde desenvolveu sua consciência negra e explorou a cultura popular.
Em São Paulo desde 2014, Cleydson continuou a trabalhar com consultoria e confecção de bonecos e figurinos, atuando em grupos como Os Inventivos e Bando Trapos. Fundou o Teatro Terreiro Encantado em 2016, visando expressar sua criatividade e experiências acumuladas. Atualmente, além de seu trabalho no Terreiro Encantado, integra o Grupo Clariô de Teatro, onde dirigiu o premiado “Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto”, e atua como arte educador na Fábrica de Cultura.
OBJETIVO:
Desenvolver o pensamento artístico e a percepção de estética.
Desenvolver coordenação motora.
Propiciar o conhecimento sobre a cultura popular brasileira.
METODOLOGIA:
Público alvo: maiores de 16 anos, interessados na cultura popular atores e artistas.
Duração: 3h de oficina cada sessão
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.