Crianças: brincadeiras e brinquedos indígenas
Crianças: brincadeiras e brinquedos indígenas

Crianças: brincadeiras e brinquedos indígenas

Com Silmara de Fátima Cardoso

Santana

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Solário

Data e horário

De 15/10 a 29/10

Sábado

das 15h às 18h

Crianças: brincadeiras e brinquedos indígenas
Crianças: brincadeiras e brinquedos indígenas

Nos territórios indígenas o uso de elementos naturais é unanimidade na hora das brincadeiras. Pedras, sementes, folhas, galhos e muitos outros recursos viram objetos para diversão. As brincadeiras são muito relacionadas com o viver coletivo da comunidade que está integrada ao espaço ambiental onde vivem.

Atividade 1:  circuito de brincadeiras de herança cultural indígena, que tem como proposta a diversão das crianças e também o uso de habilidades como força, agilidade, equilíbrio, reflexos, coordenação, precisão, estratégia, intuição, paciência. Nesse circuito de brincadeiras as crianças vão interagir, socializar ao tentar vencer os desafios na cama de gato juntamente com outras crianças; fazer reflexões, opinar; tentar acertar o alvo na brincadeira de arco e flecha ou na zarabatana; permitir o equilíbrio de seu corpo ao correr de uma perna só no rastro da sucuri. Essas brincadeiras possibilitam as crianças perceberem o espaço e as pessoas ao seu redor e como se relacionarem com elas. Na expressividade de seus movimentos será possível compreender a natureza e seus elementos.

Atividade 2: Com a ideia e inspiração nos modos indígenas de brincar é que essa oficina tem por proposta construir brinquedos a partir de elementos naturais. Cada participante criará os seus brinquedos utilizando-se de sementes, folhas, galhos, terra, argila, barro, caroços, etc. A propositora apresentará sugestões e mediará a produção dos brinquedos, porém, o intuito é que os participantes sejam os construtores de seus brinquedos usando a sua criatividade e imaginação. Nessa oficina pode participar as crianças e suas famílias.

Com Silmara de Fátima Cardoso (do povo Guajajara do Maranhão) e professora da rede pública de ensino em São Paulo – desenvolve trabalho com as crianças nas escolas

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.