Crianças: Laboratório Meio Ambiente
Crianças: Laboratório Meio Ambiente

Crianças: Laboratório Meio Ambiente

Com Cauã Nascimento Messinetti

Santana

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Solário

Data e horário

De 01/10 a 08/10

Sábado

Dia 1/10, sábado, das 14h às 17h
Dia 8/10, sábado, das 15h às 18h

Crianças: Laboratório Meio Ambiente
Crianças: Laboratório Meio Ambiente

Laboratório onde se vai discutir, com demonstrações, temas ligados à meio ambiente, agroecologia, animais, etc.  
Eixo Água (01/10):  
1 – Captação de água da chuva para pequenos: nesta atividade, uma conversa sobre o elemento água, sua capacidade de permitir a vida, e seu potencial como energia que cai do céu. Montagem de uma mini cisterna com materiais de encaixe.   
2 – Filtro de água para crianças: nesta atividade, uma conversa sobre os fluxos de água do planeta, seu caminho, sua influência no clima, sobre impacto ambiental da poluição das águas. Como atividade, a construção de um filtro para entender como funciona o processo de filtragem.  
Eixo Mata (08/10):  
3 – Bombas de semente: nesta atividade a criança aprende a fazer Bombas de Sementes com sementes de espécies de plantas nativas, medicinais, PANC e aromáticas. Apesar de ser uma técnica muita antiga, foi com o agricultor e microbiólogo japonês Masanobu Fukuoka que as bombas de sementes ganharam expressão como técnica para difundir novas formas de reflorestamento de ambientes devastados e inspirou diversos movimentos que vieram depois a fazer o mesmo. Arremessar bombas de sementes em praças e espaços com solo disponível é uma ótima forma de reflorestar a cidade!  
4 – Kokedamas: nesta atividade as crianças vão montar Kokedamas utilizando mudinhas de ervas medicinais. A Kokedama é uma arte contemplativa japonesa baseada na técnica milenar do Bonsai, conhecido também como Bonsai dos Pobres, já que os Bonsais eram reservados às elites japonesas que tinham poder aquisitivo para desenvolvê-los. AKokedama consiste numa bola de substrato e argila envolta por musgos que abriga diversos tipos de planta, sendo de construção e manejo fácil e simples.   
 
Com Cauã Nascimento Messinetti, formado em Gestão Ambiental pela USP Leste, educador ambiental Permacultor especializado em Compostagem. Trabalhou na Moradada Floresta como suporte das vermicomposteiras e coordenando o projeto Escolas Mais Orgânicas e o Composta São Paulo. É idealizador e colaborador do Coletivo Urbano e Rural de Reforma Alimentar; fez cursos de construção de cisternas, bioconstrução, sobre a cultura do Bambu e Melipolicultura.        

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.