Criando um Oráculo Pessoal: uma Experiência através da Arte e do Tarot
Criando um Oráculo Pessoal: uma Experiência através da Arte e do Tarot

Esgotado

Criando um Oráculo Pessoal: Uma Experiência Através da Arte e do Tarot

Com Anike Laurita e Juliana Bernardo

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes (4° andar)

Vagas esgotadas.

Data e horário

De 14/09 a 26/10

Quinta

Das 19h30 às 21h30

Esgotado

Criando um Oráculo Pessoal: uma Experiência através da Arte e do Tarot
Criando um Oráculo Pessoal: uma Experiência através da Arte e do Tarot

Vivência fundamentada sobre duas vertentes e suas conexões: a arte e o Tarot. A ideia principal é conhecer e refletir sobre as intersecções entre as artes oraculares e as artes visuais e desenvolver uma experiência de criação de um oráculo pessoal. Nas aulas, a turma conhecerá o Tarot, um pouco de sua história, seu aspecto oracular e o trabalho de alguns artistas que produziram imagens associadas a esse universo.

Dentre os exercícios artísticos, as professoras irão propor: observação e associação de cartas com aspectos internos, desenho automático, desenhos de sigilos (desenhos mágicos), representação de sonhos, livre associação de
imagens, escrita criativa, composição de linguagem simbólica e composição de micro narrativas textuais e visuais.

Toda prática oracular é um desejo e uma busca por desvelar algo, por trazer à luz aquilo que não conseguimos ver, nesse sentido, podemos dizer que o artista e o místico se aproximam. O artista criador é aquele que revela algo que lhe transpassa e que elabora seu mundo interno e sua relação com o mundo externo, através das imagens. Por outro lado, O Tarot e os Oráculos podem ser considerados espelhos da alma que conectam o consulente ao mistério, à memória ancestral, ou ainda, ao inconsciente coletivo; são instrumentos que apontam e dão sinais do melhor caminho a seguir na jornada de evolução pessoal e espiritual. Boa parte desse processo está fundamentado na interpretação das imagens e dos símbolos que cada baralho traz.

Obs: se possível, a turma deverá trazer materiais artísticos, anotações, cadernos de desenhos, imagens, papéis, fotografias impressas, cartas ou bilhetes, materiais de desenho, pintura e/ ou outros que considerem importantes para sua criação.

Anike Laurita é artista multimídia e arte-educadora. Atua há 15 anos na área cultural, como artista, cenógrafa, produtora, artista-educadora e mediadora em exposições e formações para educadores em diversas instituições. Sua pesquisa poética volta-se para temas como hibridismo, mitologias, universo onírico, alquimia, bruxaria e memorabilia, explorando diversas técnicas como a colagem, a instalação, a assemblage, a animação, a fotomontagem, as publicações independentes e a ilustração. Formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e mestranda em Arte e linguagem pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Juliana Bernardo é oraculista e escritora.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.