O piano e quarteto de cordas (2 violinos, viola e violoncelo) são o foco do concerto que abre a série de música clássica em Rio Preto. Com formações diversificadas, os intérpretes executam um repertório que passeia pelos períodos barroco, clássico, romântico e início do século XX.
Cristian Budu
Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, Cristian recebeu prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha) e entrou em duas listas “Top 10” da Gramophone, que incluem nomes como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Maria João Pires. Ainda na Gramophone, entrou para a lista “Top 50 Greatest Recordings”, um compilado de gravações de Chopin de toda a Histórica – único brasileiro junto a Nelson Freire a entrar na lista. A mais honrosa citação que Cristian recebeu veio do próprio Nelson Freire, que, em sua última entrevista, disse acreditar que ele viria a ser seu sucessor.
Quarteto Aporá
Formado por quatro dos mais destacados jovens artistas brasileiros, o Quarteto Aporá surge da necessidade de um grupo de amigos de explorar as diversas facetas de sua musicalidade. O nome Aporá que tem sua origem no tupi-guarani, quer dizer algo como Monte Belo e foi escolhido por ser o nome da rua onde os membros fundadores do quarteto tinham sua residência, lugar em que se iniciaram os primeiros ensaios.
Integrantes:
Felipe Bueno Rodrigues Baldo
Estudou no conservatório de música em Tatuí e fez parte da Orquestra Jovem do estado de São Paulo. Participou do Ilumina Festival em 2018 e 2019, tocando com Christian Poltera, Anthony Marwood, Jakob Koranyi, Lars Anders Tomter, Jennifer Stumm e membros do Danish Quartet. Em 2019 fundou o quarteto Aporá, um dos primeiros quartetos de cordas jovens do Brasil. No mesmo ano ganhou o concurso Jovem Solista da OJESP. Em fevereiro de 2021 foi aceito na Universidade de Música e Artes da Cidade de Viena.
Gabriel Meca
Iniciou os estudos de violino em 2012 no Instituto Baccarelli. Seguiu sua trajetória orquestral na Orquestra Experimental de Repertório, e posteriormente na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, onde atua até hoje, e na Orquestra Jovem de Guarulhos, onde exerce a função de spalla. É membro fundador do Quarteto Aporá e atualmente estuda com a professora Maria Fernanda Krug.
Luan Costa
Iniciou seus estudos em música e viola no Projeto Guri (AAPG). Estudou no Instituto Baccarelli (2016) e em 2019 foi aprovado na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, onde é chefe do naipe das violas (2021-atualmente). É universitário no curso de bacharelado em viola pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), onde se dedica às disciplinas de música de câmara (quinteto com piano e quarteto de cordas). Integra o Quarteto Aporá desde 2021.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.