Foto: Ciete Silverio/ Acervo pessoal
Foto: Ciete Silverio/ Acervo pessoal

Cuidar na Cidade: Psicanálise, Arte e Saúde Mental na Rua

com Camila Ribeiro, Carmen Garcia e Jorge Broide. mediação de Ariane Carvalho.

Ruas CorreSPondidas

24 de Maio

Duração: 90 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Térreo

Data e horário

De 08/04 a 08/04

Terça

das 19h às 20h30

Foto: Ciete Silverio/ Acervo pessoal
Foto: Ciete Silverio/ Acervo pessoal

A conversa debate a integração da psicanálise, arte urbana e saúde mental para promover acolhimento e construção de vínculos na cidade, em território com situações sociais críticas. Inspirada nos projetos Amor CorreSPondido e Rua em Cores, esta conversa propõe unir a escuta territorial, intervenções artísticas, linguagem e escritas de cartas.

Camila Ribeiro é psicóloga, psicanalista e mestranda em Psicologia Social na USP.. Já desenvolveu e implementou diferentes dispositivos clínicos alternativos visando a promoção de saúde mental em situações sociais críticas.

Carmen Garcia (@carmengar.cia) é artista visual e educadora. Criadora do amor correSPondido. Mestra em Artes Visuais pela UNESP, sua pesquisa abrange os usos da palavra e sua materialidade nos diversos suportes e usos, transitando entre literatura, artes visuais e educação. É artista fundadora do Bananal, espaço autônomo coletivo de arte e cultura. Tem publicações de poesia experimental, exposições individuais e coletivas e projetos de educação em contextos de vulnerabilidade.

Jorge Broide (@jorgebroide) é psicólogo, psicanalista, doutor em psicologia social pela PUC/SP. Professor do Curso de Psicologia da PUC/SP. Trabalha com a psicanálise nas situações sociais críticas desde o ano de 1976. Tem livros e artigos publicados no Brasil, Argentina e Portugal.

Ariane Carvalho, mestranda em Educação: Currículo na PUC-SP, com pesquisa em Literatura Indígena e Educação intercultural, especialista em Cultura e Educação pela FLACSO, com foco em diversidade cultural e territorialidades; graduada em Ciências Ambientais pela UNIFESP. Atua desde 2013 no campo da educação não formal, tendo atuado como educadora social, em 2017, com atendimento à população em situação de rua. Atualmente está como Animadora Cultural no Sesc Bom Retiro, nas áreas Socioeducativas, Diversidade Cultural e Direitos Humanos.

Atividade faz parte da programação Ruas CorreSPondidas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.