As orquídeas recebem o título de plantas complicadas de cultivar e são geralmente conhecidas apenas por suas belas flores. Mas essas plantas participam de um emaranhado de relações que garantem a existência da floresta e, consequentemente, colaboram na nossa qualidade de vida.
Nesse curso, o público presente aprenderá mais sobre o cultivo, a diversidade e a história das orquídeas da floresta em que vivemos – a Mata Atlântica! Faremos um movimento de valorização da nossa mata, usando as orquídeas como símbolo desse ambiente. Trataremos de assuntos como as interações ecológicas das orquídeas, suas belas flores e como elas auxiliam na promoção de bem-estar e geração de renda. Também aprenderemos dicas e estratégias para aprimorar o cultivo das orquídeas no nosso dia-a-dia!
PROGRAMA DO CURSO
14/1 (sábado), das 15h às 17h
Introdução às orquídeas e seus modos de vida
Com Luís Felipe Natálio, do Sesc Bertioga.
Quem são as orquídeas? Como identificá-las? De onde elas vem? Como elas vivem? Vamos conversar sobre as principais características das orquídeas e seus modos de vida. Conhecer os tipos de orquídeas e aquilo que elas gostam e não gostam nos ajudará a ter mais sucesso no cultivo dessas plantas.
21/1 (sábado), das 15h às 17h
Conservação de orquídeas da Mata Atlântica
Com MsC. Luciano Zandoná, do Zandoná Conservação e Fundação Florestal.
A Mata Atlântica é extremamente rica em biodiversidade de fauna, funga e flora. Dentre as plantas, estão as orquídeas, que muitas vezes são ameaçadas pela destruição de habitat e pela coleta ilegal. Nesse encontro, vamos entender sobre a diversidade, interações e hábitos das orquídeas na Mata Atlântica. Vamos debater sobre como essas plantas são protegidas e como elas podem ser cultivadas por meio de uma conversa com especialista e uma atividade prática.
28/1 (sábado), das 15h às 17h
Orquídeas além das flores: as orquídeas-baunilha nativas
Com Dr. Delphin Jamme e Robson Araújo, da Fava Verde – Baunilheiros do Brasil.
Nem só de flores vivem as orquídeas! Além de suas belas floradas e importância ecológica, as orquídeas também podem nos oferecer outros tipos de produtos. Você sabia que a baunilha, ingrediente muito usado na gastronomia, vem de uma orquídea? E que a maior parte da baunilhas que usamos vem de fora do Brasil, mesmo havendo baunilhas nativas? Nessa oficina vamos entender os usos das orquídeas para além da decoração e vamos conhecer todo o potencial das baunilhas nativas do Brasil, com foco na orquídea baunilha da Mata Atlântica
4/2 (sábado), das 10h às 12h
Dicas práticas de cultivo de orquídeas
Com o orquidófilo Masuji Kayasima, do Paraíso das Micro-orquídeas.
Muita gente acha que orquídea é planta difícil de cuidar. Mas não é bem assim! Conhecendo algumas dicas especiais e peculiaridades de cada tipo de orquídea fica mais fácil saber onde plantar, onde deixar o vaso, quando regar, como adubar. Tudo isso torna o cultivo mais fácil e gostoso, e aumenta as chances de nossas plantas se manterem felizes e bonitas. Nesse encontro aprenderemos dicas práticas para o cultivo das orquídeas para desmistificar essa história de que a plantinha é complicada de lidar.
11/2 (sábado), das 8h às 13h
Visita à uma coleção de orquídeas, no Paraíso das Micro-orquídeas
Com o orquidófilo Masuji Kayasima.
Conhecer os espaços onde as orquídeas são cultivadas com sucesso pode nos ajudar a entender as técnicas e as estratégias para cuidar melhor dessas plantas. Além disso, nesses encontros sempre temos a oportunidade de receber conselhos e orientações. Como continuidade do encontro anterior, vamos visitar o Paraíso das Micro Orquídeas, em Mogi das Cruzes, onde conheceremos o espaço de cultivo de orquídeas e a gigantesca coleção do orquidófilo Masuji Kayasima, aprofundando nosso conhecimento e consolidando os aprendizados e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.
Inscrições: presenciais no dia 7/1, sábado, na Central de Atendimento, com retirada de senha para o sorteio às 15h. A inscrição refere-se as cinco aulas e a presença na primeira aula é a garantia de permanência no curso. A visita de 11/2 está condicionada a presença nas outras aulas do curso. Vagas Limitadas.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.