Da Tradição do Massapê ao Afro Contemporâneo
Da Tradição do Massapê ao Afro Contemporâneo

Da Tradição do Massapê ao Afro Contemporâneo

Com Guerreiros de Senzala, Núcleo de Artes Afro Brasileiras da USP

Avenida Paulista

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça (Térreo)

Data e horário

De 30/08 a 02/09

Terça a Sexta

Das 18h30 às 21h30.

Da Tradição do Massapê ao Afro Contemporâneo
Da Tradição do Massapê ao Afro Contemporâneo

Aulas abertas ministradas pelo Mestre Pinguim acompanhado de música ao vivo. As aulas iniciam com a percussão – praticar o toque serve de aquecimento para o corpo e o “espírito” – para então entrar na prática corporal das danças Afro-Brasileiras. As movimentações que serão vivenciadas carregam elementos da dança dos Orixás e a corporeidade da Capoeira Angola. O Samba de Roda e o Maculelê também serão praticados em aulas e momentos específicos, em diferentes formatos conforme a sensibilidade do Mestre em relação à turma. Na última aula será formada ao menos uma coreografia de Dança Afro a partir da conexão de diferentes movimentos vivenciados ao longo da semana.

Mestre Pinguim tem uma trajetória de mais de 30 anos de pesquisa, prática e docência em manifestações afro-diaspóricas, sobretudo às típicas do recôncavo baiano como a capoeira Angola, as danças dos Orixás, as danças afro-baianas (afro-brasileiras), a percussão, o maculelê, o samba de roda, o samba chula, a marujada, entre tantas outras. Aluno de Mestre Gato Preto de Santo Amaro da Purificação, desenvolve estreita relação com as cidades de Santo Amaro da Purificação, São Brás e Acupe, e Mestras e Mestres das manifestações culturais citadas. Mestre Pinguim é multiplicador desses conhecimentos, tendo muita experiência em aulas e oficinas de dança, preparação e provocação corporal para dançarinos, bailarinos, atores e para a comunidade em geral, sempre priorizando as linguagens da capoeira Angola, do maculelê e das danças afro-brasileiras como um processo de retomada de memórias ancestrais através de técnicas e movimentação de dança e da ludicidade.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.