Foto Divulgação
Foto Divulgação

Dança do Lelê

Com Graça Reis e Cia Cupuaçu de Danças Brasileiras

Interlagos

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Jardim da Sede Social

Data e horário

De 03/12 a 03/12

Sábado

Das 15h às 16h.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

A dança do Lelê é uma das danças típicas do Maranhão. Também chamada de dança de velhos, ou Pela Porco, é uma dança melodiosa e cheia de brincadeiras e malícias no seu dançar. Essa dança é feita em uma região do Maranhão, onde se dança em pares, a noite toda, até o sol raiar, e depois se passa pela casa dos vizinhos, come-se bolo, café, frutas, oferecidas pelos donos da casa, para receber essa dança, de roupas e saias colorida. A dança do Lelê é uma tradição e tem sua técnica trazida para São Paulo pelas mestras e mestras do Maranhão. Nessa oficina, mestra Graça Reis, a contra mestra Bartira Menezes e o contra mestre Henrique Menezes, trazem um pouco da vivência da dança do Lelê.

A família Menezes faz hoje a Festa do Boi no Morro do Querosene, junto do mestre Tião Carvalho. A família Menezes é formada também por caixeiras do Divino, que trazem a transmissão da sabedoria feminina no toque de tambores e nos cânticos do Divino.

Já a dança do Lelê tem hoje grupos no Maranhão que seguem essa tradição, como o Lelê de São Simão, todas influências dessa família de Maranhenses que vão fazer dessa vivência um desafio sobre os passos e o ritmo da dança do Lelê. Homens e mulheres dançam e cantam essa dança circular.
Mestra Graça Reis e sua família passam seus ensinamentos para todo o grupo fazendo conversas que chamamos de rodas de fogueira.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.