créd. Gabriela Almeida
créd. Gabriela Almeida

[Dança em Pesquisa] O último canto

Com Gabriel Multini, Gabriela Almeida e Guilherme Viégas

Campinas

Duração: 60 minutos

A12

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, a partir de duas horas antes do início da atividade.

Data e horário

De 26/02 a 26/02

26/02 • Quarta • 20h00
créd. Gabriela Almeida
créd. Gabriela Almeida

O espetáculo é uma reflexão sobre a construção e desconstrução de relações sociais e artísticas, utilizando como fio condutor a analogia dos corpos como cisnes, um animal que representa a origem e o desenrolar da vida, e a dualidade entre opostos: branco e preto, luz e sombra, pureza e oculto, mágico e místico, Sol e Lua. 

Existe uma lenda que diz que o cisne, ao longo de sua vida, não emite qualquer tipo de som; no entanto, no momento de sua morte inicia um longo canto melancólico que premedita a conclusão de seu ciclo neste mundo material.  Nesse cenário, o palco se transforma em um espaço de metamorfose entre as relações desse único canto entre dois cisnes.

O espetáculo surge mediante a reconstrução poética ensejada em pesquisa artística anterior. O último canto se desdobra da sobrevivência de um dos personagens do espetáculo Nove Formas de Matar um Cisne, criado em 2023 como trabalho de conclusão do curso Bacharelado em Dança da Unicamp. O projeto partia de uma releitura do clássico balé “O Lago dos Cisnes”, de Marius Petipa, jogando com a construção e desconstrução da narrativa, trazendo as relações do mundo real e seus problemas estruturados nas construções de relacionamento.

Após a apresentação haverá um bate-papo.


Campinas é um campo fértil no que se refere a produção contemporânea de dança, em decorrência da criação, em 1985, do curso de graduação em Dança da Unicamp. 

Para aprofundar essa relação e investir na formação de plateia, o Sesc Campinas realiza, desde 2023, o projeto “Dança em Pesquisa”, voltado à apresentação e reflexão sobre a relação entre o ensino, o aprendizado e a criação artística em dança. A proposta é avaliar como essa relação se converte na criação artística, contribuindo para o desenvolvimento no cenário da dança contemporânea profissional na região e no Brasil.


Ficha Técnica

Intérpretes-Criadores:
Gabriel Multini
Gabriela Almeida
Guilherme Viégas

Orientação e Direção:
Profª. Drª. Mariana Baruco

Composição e Produção Musical:
Guilherme Viégas

Iluminação:
Cayene Moreira

Realização:
DACO – Departamento de Artes Corporais da UNICAMP

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.