Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho

Danças e inclusão

Com Associação Fernanda Bianchini

Encontro de Ginástica Para Todos

Santo André

Duração: 120 minutos

A12

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Eventos

Data e horário

De 18/06 a 18/06

Domingo

15h às 17h

Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho

A Ginástica Para Todos (GPT) é uma modalidade não competitiva de ginástica, que é reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica e tem como intuito mostrar uma prática que todos podem participar e contribuir de modo a desenvolver uma compreensão sobre o corpo e a prática.  
Entendendo corpo como uma expressão material/espiritual do ser humano e que ele se relaciona com a natureza, o ambiente e cultura que o cerca. Com a GPT temos um meio de potencializar a relação de cada ser humano com seu próprio corpo, com a natureza e com o coletivo.

Dança é movimento, é maneira de se expressar, de contar uma história e na gpt é ainda uma das linguagens usadas para dar protagonismo aos participantes. Mas como dançar quando estamos sem um dos nossos sentidos? As bailarinas da Associação Fernanda Bianchini irão nos mostrar como dançar balé quando se é uma pessoa com deficiência visual, nesta vivência de duas horas, teremos uma pequena apresentação das bailarinas. Em seguida uma conversa com as artistas e na terceira parte será passado aos participantes uma metodologia criada para trabalhar dança para pessoas com deficiência visual. 
 
Associação Fernanda Bianchini 
Projeto iniciado em 1995 com cerca de 10 alunas cegas do Instituto de Cegos Padre Chico, hoje é reconhecido mundialmente por um método pioneiro de ensino da técnica do Ballet Clássico a deficientes visuais, desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini.  
Sua metodologia de ensino do Ballet Clássico é pioneira e reconhecida mundialmente. A integração social de deficientes visuais por meio da dança, principalmente do ballet como uma atividade extracurricular, é a principal missão da entidade. O aprendizado se inicia no toque e permite a prática de diversas modalidades de dança, de forma graciosa, trazendo aos alunos a melhoria postural, sensorial, espacial, ganhos à autoestima, desenvolvendo a autoconfiança e dissolvendo preconceitos

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.