Data e horário
De 09/03 a 23/03
Às 11h
O Núcleo de Histórias de Comadres irá, nesses encontros, rememorar as biografias de mulheres e personagens negras que foram e continuam sendo protagonistas na história. A cada domingo contaremos uma história diferente:
Em Dandara, a guerreira quilombola conhecemos a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silenciamento e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa que planejava ações de combate, liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares.
Em O voo de Oxum conhecida a partir da tradição oral africana iorubá conhecemos um mito da orixá Oxum que transformou-se em um pássaro para alçar o mais distante voo até a morada da divindade suprema Olodumare e trazer as chuvas de volta para a terra salvando a humanidade da seca e da fome.
Já em Passando de Raspão um velho mestre de capoeira conta histórias sobre o instrumento musical Reco-Reco para ajudar Onira, uma garota de 11 anos, a enfrentar com sabedoria, flexibilidade e malemolência as tempestades da vida.
Núcleo Histórias de Comadres, criado em 2014 pela atriz, capoeirista, educadora e narradora de histórias Jordana Dolores, encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola, o estímulo para a criação de seus primeiros projetos. O objetivo foi explorar a potência dos instrumentos enquanto inspiração para gerar narrativas e imagens.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.