(Foto: Gabriel Cicconi)
(Foto: Gabriel Cicconi)

De bike com mulheres e LGBTQIA+: rotas da diversidade e território em São Paulo

Com Selim Cultural e Señoritas Courier

Sesc Verão

Vila Mariana

Duração: 180 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Ponto de encontro na portaria do Sesc Vila Mariana

Datas e horários

De 16/01 a 06/02

Domingo

Das 9h às 12h. Inscrições a partir de 5/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Domingo

Das 8h às 12h. Inscrições a partir de 20/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Domingo

Das 8h às 12h. Inscrições a partir de 27/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

(Foto: Gabriel Cicconi)
(Foto: Gabriel Cicconi)

Serão realizados três roteiros de bike, conduzidos por mulheres e LGBTQIA+, que contam histórias da cidade de São Paulo atravessadas por visibilidades e invisibilidades de corpos, culturas, artes e territórios.

Horário de concentração: 8h
Horário de saída: 8h30

Inscrições a partir de 5/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Sobre os roteiros

– Roteiro 1: (In)visibilidades urbanas: rios, ruas e estátuas
Domingo (16/1), das 9h às 12h
Inscrições a partir de 5/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br
Com um olhar atento para o modo como as cidades são organizadas, já se perguntou quem são as pessoas homenageadas em diferentes estátuas e em tantos nomes de ruas? Realizando essa observação na cidade de São Paulo, ao mesmo tempo que estátuas ganham destaque e visibilidade em grandes avenidas e pontos importantes da cidade, por outro lado rios, córregos e suas nascentes são cada vez mais invisibilizadas pelo concreto e asfalto, como consequência da urbanização desenfreada comum às grandes cidades. Neste roteiro, as guias contarão um pouco sobre estátuas, rios e ruas de nossa cidade, refletindo sobre o significado delas no tempo presente e sobre a nossa relação para com elas no nosso dia-a-dia.

– Roteiro 2: Corpos diaspóricos na cidade
Domingo (30/1), das 8h às 12h
Inscrições a partir de 20/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Quem são e de onde vem os corpos migrantes presentes em São Paulo? Esta cidade foi erguida por estes corpos, no entanto eles seguem fadados a invisibilidade – ou designados apenas para determinadas formas de existir. Se outrora eram os europeus e asiáticos que representavam culturalmente essa face da migração, hoje a cidade recebe de forma significativa haitianos, latino-americanos e africanos que ocupam bastante da região central da cidade. Onde encontramos estes povos e como eles mantêm viva a relação com suas raízes? Este roteiro, conduzido por duas guias, irá ao encontro desses corpos diaspóricos e suas culturas na cidade de São Paulo.

– Roteiro 3: Um Olhar Mais Atento: Arte Urbana e (Re)Existência LGBTQIA+
Domingo (6/2), das 8h às 12h
Inscrições a partir de 27/1, às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br

Jaci tem 53 anos, Joaquim tem 24. Ambos são bikers do coletivo Señoritas Courier e seus olhares para investigar a cidade se complementam. Jaci busca mostrar as mulheres e seus grafites pela mesma rota em que Joaquim fala da história da população LGBTQIA+, ambas permeadas de apagamentos e resistências.

Selim Cultural é um projeto idealizado em 2013 por Aline Os, que visa desenvolver e promover, por meio de formações e pesquisas sobre diversidade, passeios de bicicleta com conteúdo cultural. A equipe Selim Cultural contempla uma formação composta de pessoas integrantes do coletivo de cicloentregas Señoritas Courier, coletivo composto por mulheres e pessoas LGBTQIA+ que fazem entregas de bicicleta por toda a cidade de São Paulo, para que estas passem a entregar, além de produtos e encomendas, História e Cultura pela região central da cidade de São Paulo.

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.