Foto: Letícia Alvares
Foto: Letícia Alvares

De olho no rótulo! Tá sabendo da nova rotulagem de alimentos?

Com Ana Paula Bortoletto Martins, nutricionista e professora do NUPENS

Experimenta

Consolação

Duração: 120 minutos

12

atividade presencial

Grátis

Local: Entrada do Teatro Anchieta

Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento

Datas e horários

De 19/10 a 20/10

Quarta

9h às 11h

Quinta

14h30 às 16h30

Foto: Letícia Alvares
Foto: Letícia Alvares

Você sabia que a partir de outubro os rótulos de produtos embalados irão mudar? E será que essa mudança pode influenciar nas nossas escolhas quando vamos às compras? No Sesc Consolação será realizado um encontro informativo apresentando as novidades do sistema de rotulagem e, na sequência, iremos para um mercado da região para identificar a importância dessas atualizações direto das prateleiras. 
 
A atividade será conduzida pela professora e nutricionista Ana Paula Bortoletto Martins e equipe de mestrandas, doutoranda e residente do NUPENS (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/Faculdade de Saúde Pública/USP).  
 
O público participante se encontrará no Sesc Consolação e, na sequência, irá a um mercado nas proximidades: 
– dia 19/10, 9h às 11h, ida ao Madrid Supermercados 
– dia 20/10, 14h às 16h, ida ao Instituto Feira Livre 
 
No Madrid Supermercados vamos conhecer o novo sistema de rotulagem e comparar as informações que passarão a estar em evidência por meio desse novo sistema com aquelas existentes no sistema de rotulagem atual. Afinal, de que maneira esse novo sistema de rotulagem pode influenciar nas nossas escolhas alimentares? 
 
No Instituto Feira Livre vamos conhecer um estabelecimento regido por práticas diferentes dos grandes mercados, que vende itens oriundos de sistemas produtivos orgânicos, agroecológicos ou de extrativismo sustentável, especialmente da agricultura familiar, do cooperativismo e de povos tradicionais. Lá também são vendidos produtos embalados, e o que poderemos perceber sobre as informações apresentadas nos rótulos desses produtos?


Ana Paula Bortoletto

Pesquisadora assistente da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis e no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo. Consultora técnica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e da Comunidad de Práctica Latinoamérica y Caribe Nutrición y Salud.
 
Os dois encontros, nos distintos mercados, são complementares em termos de conteúdo, mas as ações são independentes em suas realizações.

Para participar, o público precisa retirar senha 30 minutos antes do início de cada atividade. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.