Duração: 450 minutos
atividade presencial
Local: 4º andar (Tecnologias e Artes)
Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 29/10, 14h, para Credencial Plena, e 31/10, 14h, para público em geral.
Datas e horários
De 11/11 a 13/11
Das 19h às 21h30
Das 19h às 21h30
Das 19h às 21h30
Oficina de linguagem híbrida, que mescla elementos do audiovisual – como a câmera-corpo e a fotografia – com práticas performativas. Por meio da dilatação do tempo proposta pela fotografia analógica, em contraste com a percepção acelerada do mundo digital, o encontro com Alicia Esteves nos convida a um gesto contrário: fotografar com outros sentidos, para acessar o oculto e experimentar a presença.
Ao vivenciar movimentos sociais e protestos políticos, a artista observa que o fotojornalismo tradicional nem sempre é capaz de narrar a subjetividade e as transformações internas de quem está ali – não apenas como testemunha, mas como agente ativo da mudança. Há dimensões sensíveis, afetivas e corporais que escapam ao enquadramento objetivo da lente jornalística, e que exigem outras formas de escuta e registro. Tomando como referência o trabalho de foto-performance Dentro/Fora – uma coleção de imagens realizadas pela autora durante sua própria participação no movimento secundarista, aos 16 anos – vamos explorar
os encontros entre os dispositivos de captura visual e o corpo, e entre o corpo e o espaço. Trata-se de investigar o que emerge na fricção entre presença, gesto e olhar, deslocando o uso da câmera para um território mais sensível e performativo.
Minibio:
Alicia Esteves é cenotécnica, artista visual e performer baseada em São Paulo. Sua pesquisa artística investiga as relações entre corpo, imagem e território, com ênfase na interação entre o performer e a estrutura técnica que o cerca – sem suprimir ou esconder o espaço técnico do olhar do público. Utiliza ferramentas como câmera-corpo, fotografia analógica e design gráfico. É autora do projeto fotográfico Dentro-Fora, com imagens das ocupações secundaristas (2016-2018), selecionado pelo programa Mulheres Luz (BR), exibido no Battersea Arts Centre (Londres) e publicado na Huck Magazine (UK) e na Revue Z (FR). Em 2024, foi artista convidada do programa Watch & Talk, no Zürcher Theater Spektakel (Suíça).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.