(foto: Passarim Produções)
(foto: Passarim Produções)

De quem é esse chorinho? A História e as Estórias do Choro

Com Casa do Ritmo - projeto Choro na Praça

Vila Mariana

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça de Eventos

Data e horário

De 10/11 a 10/11

Domingo

15h às 16h

(foto: Passarim Produções)
(foto: Passarim Produções)

Dois amigos que moram no mesmo bairro, um dia jogando bolinha de gude na rua, ouvem um som diferente vindo da pracinha na rua de cima… Um som diferente! Seria um miado de gato? Seria a buzina do vendedor de algodão doce? Afinal, de quem é esse chorinho? Os personagens João e sua amiga Chica narram as estórias e histórias do chorinho brasileiro de forma divertida e inusitada.

Nascido no Rio de Janeiro em meados do século XVII, o choro representa a alma brasileira, a perfeita mistura entre a melodia ocidental e o ritmo africano, sempre em transformação, resistiu à passagem do tempo, e sua contemporaneidade nos permite afirmar que esta é a música brasileira mais antiga, e em plena atividade. No espetáculo De quem é esse Chorinho? A história e as estórias do Choro são apresentados os maiores clássicos do estilo, acompanhados por uma narrativa que situa suas diferentes fases na história, além dos causos interessantes sobre os compositores desse ritmo que é patrimônio imaterial brasileiro. O projeto nasce do núcleo de pesquisa e ponto de cultura da Casa do Ritmo.

A Casa do Ritmo é um ponto de Cultura reconhecido e premiado, fundado em 2010 e localizado na mesorregião de Sorocaba, interior de São Paulo. Com base na Lei Cultura Viva 13.018/2014, a organização se dedica a promover ações educativas e culturais que valorizam a cultura popular brasileira com ênfase em manifestações musicais como samba de chula, maracatu, baião, coco, jongo, boibumbá e samba raiz. Além disso, promove intercâmbios com mestres griôs e pesquisadores da cultura popular, colabora com grupos de teatro, artes visuais e grafite da região e realiza eventos que combinam música, saúde, bem-estar, educação e gastronomia regional. Apresenta metodologia que valoriza os ensinamentos dos mestres populares e seus sistemas pedagógicos.

Ficha técnica
Leonardo Ferrarini (piano)
Anderson Bruno Pereira (trombone)
Maria Julia Sette de Oliveira (flauta)
Luiz Antonio Rodrigues Filho (bandolim)
Dirceu Marques Júnior (percussão)
Angela Maria Prestes dos Santos (atriz)
Marco Antonio Rodrigues de Souza (ator)

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.