Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Oficina III
Inscrições online a partir das 14h do dia 3/06
O curso propõe uma reflexão sobre o cinema documental brasileiro moderno e contemporâneo e suas implicações éticas e políticas, explorando como ele pode reforçar ou subverter dinâmicas coloniais. O conteúdo inclui exibição de filmes, análise de textos de pensadores como Beatriz Nascimento e Lélia Gonzalez e debates sobre novas formas de representação audiovisual.
O cinema documentário é um território de constantes embates: quem detém o poder de narrar, quem é objeto do olhar e quem determina as narrativas que circulam na esfera pública? Quais são as consequências éticas e políticas dessas escolhas? A documentarista e pesquisadora Lilian Solá Santiago propõe, ao longo deste curso, uma imersão em seu próprio percurso artístico para examinar como o cinema documental pode tanto reforçar dinâmicas coloniais quanto subvertê-las, fomentando novas possibilidades de representação e transformação social.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.