Divulgação
Divulgação

Desenterrando histórias: fósseis de plantas nativas

com Coletivo Mudas de Ideia

Bom Retiro

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficinas 1

Inscrições no local. Vagas limitadas.

Datas e horários

De 10/07 a 27/07

10/07 • Quinta • 14h00
19/07 • Sábado • 10h30
27/07 • Domingo • 13h30
Divulgação
Divulgação

Como os fósseis contam as histórias do mundo? Após uma conversa sobre a formação de fósseis e o que eles podem nos contar sobre o passado da Terra, os participantes serão paleontólogos por um dia, participando de uma escavação lúdica de fósseis de plantas nativas, fazendo anotações sobre os achados e compartilhando suas descobertas.

A atividade propõe trazer os estudos ambientais sob a perspectiva das geociências, compreendendo a natureza como um sistema dinâmico e interconectado. Essa visão ressalta os elementos naturais interagem entre si para formar processos essenciais à vida, e que os seres humanos não estão separados da natureza, mas sim integrados a ela.

Mudas de Ideia, formado por Karu Oliveira, Yara Lopes e Day Melo, é um coletivo de educação ambiental que reconhece a conexão intrínseca entre a conservação do meio ambiente e uma vida digna para todas as pessoas. Buscam, através de oficinas, palestras, ensino por projetos, e a produção de materiais didáticos, instigar um olhar consistente sobre o ambiente, demonstrando que a natureza funciona de forma sistêmica e dinâmica.

Karu Oliveira é geocientista, escritora e educadora ambiental. Residente da comunidade de Heliópolis, realiza trabalhos de divulgação científica e educação ambiental voltado para o ensino de geociências do território. É uma das fundadoras do coletivo Mudas de Ideia e integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo – GeoHereditas/USP.

Yara Lopes é arte-educadora-ambiental, formada em Produção Audiovisual, com pós-graduação em Arte Educação. Iniciou a carreira no grupo cênico Teatrando em Osasco e sua trajetória como educadora ambiental junto ao Hospital das Plantas – Paraíso do Ipiranga. Atualmente participa do coletivo Mudas de Ideia e é supervisora no Programa de Iniciação Artística – PIÁ, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Day Melo é técnica em enfermagem, produtora e voluntária social. Defensora do SUS, trabalha com população em situação de vulnerabilidade e faz parte do coletivo Mudas de Ideia. Atualmente voluntária da Ação Educativa, usa todos os espaços para conscientizar a população em meio ambiente e saúde.

–> Atividade recomendada para crianças e 7 a 12 anos acompanhadas de um responsável

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.