Foto: Patricia Grinfeld
Foto: Patricia Grinfeld

Desenvolvimento infantil e o uso de telas

Com Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares e a psicóloga Patrícia Grinfeld 

Catanduva

Duração: 90 minutos

L

atividade online

Grátis

Local: Youtube do Sesc Catanduva

Data e horário

De 30/08 a 30/08

30/08 • Terça • 18h30
Foto: Patricia Grinfeld
Foto: Patricia Grinfeld

Durante a quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, muitas famílias estão relatando aumento no tempo que as crianças passam em frente a computadores, celulares e tablets. Na primeira infância, o que mais preocupa é a distração passiva, quando a tela é usada para que a criança “fique quietinha”, muito diferente do brincar livre, que é um direito essencial no início da vida. Porém, há pesquisas científicas apontando que o uso constante e prolongado de telas eletrônicas pode prejudicar o desenvolvimento infantil e ter consequências a longo prazo. É o que destaca a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Para a entidade, menores de dois anos não deveriam ser expostos às telas por nenhum período. Então, como fazer o uso racional de telas na primeira infância? Neste encontro online entre especialistas na área, todos esses temas serão abordados. 

Profa. Dra. Maria Beatriz Martins Linhares é professora Associada, Sênior. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Coordenadora do LAPREDES – Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança;
Bolsista de Produtividade em Pesquisa  do CNPq- Sênior;
Pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância – CPAPI (FAPESP/FMCSV). Membro do Comitê Científico  Núcleo de Ciência pela Infância – NCPI. Membro do Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo – IVEPESP.

Patrícia Grinfeld  é sócia-fundadora da Ninguém Cresce Sozinho. É Psicóloga (PUC-SP), com pós-graduação em psicoterapia de casal e família (PUC-SP) e em psicanálise na perinatalidade e parentalidade (Instituto Gerar). Cursa especialização em estimulação precoce/clínica transdisciplinar do bebê (Instituto Travessias da Infância, Centro de Estudos Lydia Coriat-SP e UniFVC). Vem desde 2012 construindo a Ninguém Cresce Sozinho, plataforma de cuidados em saúde mental que ajuda famílias e empresas nos desafios relacionados à parentalidade e à primeira infância. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.