Foto: Hugo Honorato
Foto: Hugo Honorato

Desmonte

com Grupo Girino

Pompeia

Duração: 60 minutos

16

atividade presencial

Local: Teatro

Vendas online a partir do dia 22/11 às 12h e nas bilheterias a partir de 23/11 às 17h

Foto: Hugo Honorato
Foto: Hugo Honorato

No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG, se rompeu, soterrando com 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica tudo o que encontrava pelo caminho: pessoas, animais, florestas, casas, memórias. A tragédia provocou mais de 250 vítimas fatais entre pessoas identificadas e desaparecidas, eliminou 140 hectares de florestas nativas, poluiu mais de 300 km do Rio Paraopeba, afetando 17 municípios, atingindo diretamente 600 mil pessoas.

O espetáculo é inspirado nos rompimentos de barragens nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana. A peça denuncia os desmontes praticados pela política predatória das mineradoras, propondo uma resistência necessária contra o esquecimento desses crimes. A dramaturgia percorre narrativas de personagens silenciados pelo cenário de morte e destruição causado pela mineração, vítimas diretas e indiretas do maior crime ambiental do país.

Desmonte é o décimo terceiro espetáculo do Grupo Girino e envolve um processo de pesquisa e experimentação do Teatro Visual com técnicas de Live Cinema. O Live Cinema consiste na criação de vídeos ao vivo e projetados em tempo real. A técnica propõe um diálogo da cena no palco e da cena projetada, expondo outras camadas de significados e possibilidades de relação entre o que é feito e o que é exibido.

Realização: Grupo Girino
Direção e dramaturgia: Tiago Almeida
Direção de arte e cenografia: Taísa Campos
Elenco: Iasmim Marques, Kely de Oliveira e Marco Aurélio Bari
Iluminação: Pedro Paulino e Richard Zaira |Cia Tecno
Construção de maquetes e miniatura: Gustavo Campos (Ed), Iasmim Marques, Igor Salgado, Kely de Oliveira, Marco Aurélio Bari, TaÍsa Campos e Tiago Almeida
Construção de bonecos: Gustavo Campos Ed
Pintura e acabamentos: Igor Salgado
Assistência de ateliê: Amanda Porto e Yuri Victory
Figurino: Iasmim Marques
Consultoria técnica audiovisual: Guilherme Pedreiro e Daniel S. Ferreira
Produção executiva: Iasmim Marques
Foto: Hugo Honorato
Filmagem: Limonada Audiovisual


Workshop de Teatro Visual com o Grupo Girino

Data: 11 de dezembro, domingo, de 10h30 às 13h30
Local: Teatro Sesc Pompeia
Inscrições gratuitas através do e-mail: oficinascenicas.pompeia@sescsp.org.br
Indicação etária: 16 anos

A partir do processo de pesquisa do Grupo Girino em diferentes técnicas do Teatro Visual e mais especificamente dentro da montagem do espetáculo Desmonte, o workshop propõe uma vivência sobre as possibilidades dramatúrgicas, estéticas e poéticas tendo como conceito principal a visualidade da cena.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.