atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 13/12. Enquanto houver vagas.
Duas mesas discutem a coletânea de título homônimo, recém-lançada pelas Edições Sesc, a qual reúne ensaios de pesquisadores e ativistas dos direitos humanos de pessoas LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, intersexo e outras identidades dissidebtes de gênero e sexualidade) a partir de um olhar interdisciplinar do direito e das ciências sociais.
Apesar de o Brasil figurar entre as nações que asseguram direitos reivindicados por essas populações, é ainda o país que mais mata LGBTI+ no mundo. Diante desse cenário contraditório, a obra propõe ao leitor um balanço crítico do processo de reconhecimento trilhado até aqui e uma discussão realista em torno dos desafios postos àqueles que se preocupam, teórica e praticamente, com a garantia de existência digna e cidadã dos LGBTI+.
14h30 às 16h30
Mesa 1: Do direito ao prazer aos direitos civis e sociais
Com Alexandre Bahia, doutor em Direito (UFMG), pós-doutor pela Universidade do Porto, professor associado na UFOP, bolsista de produtividade do CNPq, vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB-MG.
Com Carla Watanabe, mestra e doutoranda em Direito. É titular do 28º Tabelião de Notas de São Paulo/SP e única LGBTQIAPN+ assumida entre os quase treze mil titulares de cartório no país.
Com Renan Quinalha, advogado e professor de direito da Unifesp, onde também coordena o Núcleo TransUnifesp. É presidente do Grupo de Trabalho de Memória e Verdade LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.
17h às 19h
Mesa 2: Usos e limites do direito penal no enfrentamento da violência
Com Emerson Ramos, professor do curso de Direito da UFT. É doutor em Sociologia pela UFPB e possui pós-doutorado em Direito pela UFMG. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Desvio e Controle Social (GEDECON) e diretor do curta-metragem Sobre Corpos.
Com Paulo Iotti, doutor e mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino. É especialista em Direito da Diversidade Sexual e de Gênero e Direito Homoafetivo, advogado, professor de Direito e Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero.
Com Thiago Amparo, professor de direito internacional e direitos humanos na FGV-SP. É doutor em direito internacional pela Universidade Centro Europeia (Áustria). É fundador e coordenador do Nucleo de Justiça Racial e Direito da FGV e colunista da Folha de São Paulo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.