atividade presencial
Grátis
Local: Sala de Leitura (3º andar)
Sem retirada de ingressos
Data e horário
De 22/06 a 22/06
19h às 21h
A tradicional festa junina ganha destaque através das tradições alimentares e memórias afetivas mais doces.
Neste encontro a culinarista Bia Souza conta sobre a origem das tradições alimentares desta festa através dos doces, já que o Brasil possui uma relação histórica e ancestral com os doces. A cocada e a paçoca, por exemplos, são de heranças, respectivamente, africana e indígena e serão preparadas com adaptação das iguarias, falando sobre sua história e importância cultural.
—
Bia Souza
Nascida em São Paulo, Zona Leste, tem 31 anos e iniciou seu trabalho culinário em 2014. Cozinheira, com foco na alimentação sustentável, vegana e sem glúten, mais acessível e substituição de ingredientes em receitas mais econômicas. Atua como arte-educadora de gastronomia sustentável em ONGS, CCAS, Projetos Culturais, escolas públicas etc., onde trabalha com oficinas de Aproveitamento Integral dos Alimentos e lúdica, com proposta pedagógica de artes com tinta natural à base de alimentos. É uma das idealizadoras do Coletivo Cultural Panelarte, projeto que trabalha desde 2016 com eventos gastronômicos e fornecimento de alimentação para coletivos e espaços culturais, e, utiliza a gastronomia para fomentar a cultura na periferia, proporcionando informação e formação de cidadãos conscientes com as questões socioambientais. Atualmente, está desenvolvendo um projeto de programa de entretenimento culinário, “Bate Prato”, porque acredita que a informação permite que estes alcancem novas possibilidades, com o intuito de disseminar bons hábitos alimentares, na conscientização de uma nova postura, favorecendo positivamente grupos desfavorecidos por ser injustamente acometido pela desigualdade social.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.