Foto: Pexels
Foto: Pexels

Esgotado

Documentário e Imagens de Arquivo: Questões Contemporâneas

com Eduardo Souza Oliveira

Belenzinho

Duração: 180 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições a partir de 2 de agosto às 14h. Vagas limitadas.

Data e horário

De 20/08 a 17/09

Sábado

10h às 13h

Esgotado

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Com a proposta de abordar aspectos da relação entre documentário e imagem de arquivo, o curso pretende incentivar a reflexão e a realização de documentários com imagens de arquivo tendo como base quatro eixos norteadores:

1) O arquivo em cena: em busca de revelar os anônimos da História;

2) Como usar as imagens feitas pelo “inimigo”? – A identificação das resistências;

3) A banalização de imagens históricas: problemáticas da ilustração;

4) Apropriação e denúncia sobre as imagens midiáticas: o sensacionalismo da imagem-mercadoria.

Ao final do curso, os(as) participantes serão convidados(as) a elaborar projetos de documentários para que possam trabalhar com imagens de arquivo.

 

Eduardo de Souza de Oliveira é mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); pesquisador da área de documentário e imagens de arquivo; documentarista, produtor e arte-educador. Em 2020 defendeu a dissertação de mestrado “O uso de imagens de arquivo em documentários de moradias estudantis: a escrita da história do CRUSP e da moradia estudantil da UNICAMP”.

Em 2015, lançou seu primeiro documentário Moras à Luta selecionado para o Festival Internacional de Cinema Ambiental e Diretos Humanos (ECOCINE) no mesmo ano e integrou oficialmente a 9ª Mostra Luta de Audiovisual do ano seguinte. Também atuou como produtor do curta-metragem Cabeças Falantes (Natasha Rodrigues, 2017), vencedor de Melhor Filme no 3º Filma Bauru. Em 2021, lançou o curta-metragem Elos Positivos, selecionado e vencedor do prêmio de Júri Popular da Mostra Cine São Francisco pelo 4º Curta Caicó (2021); selecionado para o Festival Curta Campos do Jordão (2021); e selecionado e vencedor dos prêmios de Melhor Filme Documentário, Melhor Roteiro de Documentário e Melhor Filme pelo Júri Popular no V Cine Paraíso – Festival de Cinema de Juripiranga (2022).

 

 

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.