atividade presencial
Grátis
Local: Espaço Corpo e Arte.
Senhas no local 30 minutos antes. Encontros independentes.
Data e horário
De 07/06 a 05/07
Das 14h30 às 17h30.
Série de encontros que propõe um olhar crítico sobre a construção histórica e cultural das métricas femininas de existência e sucesso. Cada encontro é fundamentado em obras literárias e promove um espaço de diálogo e troca de saberes através de exposições teóricas, dinâmicas de grupo e atividades reflexivas. Para todas as pessoas interessadas. Não é necessário conhecimento prévio. São bem-vindas mães acompanhadas de seus filhos.
Encontro 1 – Qual sagrado nos atravessa? Partindo de obras “Deusas, Bruxas e Feiticeiras” (Julia Myara), “Eva: como o corpo feminino conduziu 200 milhões de anos de evolução humana” (Cat Bohannon) e “O Calibaã e a Bruxa” (Silvia Federici), o encontro mergulha nas raízes do feminino como potência criadora e sustentadora de mundos.
Encontro 2 – A economia que sustenta mundo é realmente invisível? Com base nos livros “O Lado Invisível da Economia” (Katrine Marçal) e “A Economia Feminista” (Hélène Périvier), será evidenciado como os paradigmas econômicos convencionais negligenciam a justiça ambiental, de gênero e raça, e torna invisível o trabalho de cuidado.
Encontro 3 – Por que é necessário falar de diversidade antes de liberdade? Inspirado pelas obras “Feminismo para os 99%” (Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser), “Por um Feminismo Afro- Latino-Americano” (Lélia Gonzalez) e “O pacto da branquitude” (Cida Bento), o encontro reflete sobre as múltiplas faces dos movimentos sociopolíticos na busca pela equidade de direitos.
Encontro 4 – É possível ampliar as métricas de futuro a partir de uma perspectiva feminista e latinoamericana? Com “Novas economias: viabilizando futuros desejáveis” (Lala Deheinzelin) como referência central, serão apresentadas perspectivas coletivas e inovadoras que questionam as estruturas existentes e propõem novos caminhos para medir bem-estar e sucesso, levando em conta a sustentabilidade, o cuidado e a diversidade.
Encontro 5 – Como e por que cuidar das finanças é um ato revolucionário? O encontro final direciona o foco para a prática, abordando como o planejamento financeiro pode ser uma ferramenta de autonomia pessoal e coletiva, capaz de romper com diferentes ciclos de vulnerabilidade socioeconômica.
Senhas no local 30 minutos antes. Encontros independentes.
Jade Diniz – economista pela UFV-Universidade Federal de Viçosa e mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve e gerencia projetos educacionais e culturais por meio da Balsa Criativa. Integra o Núcleo Independente de Estudos e Pesquisas em Economia Criativa e da Cultura (NEPECC) do Vale do Paraíba. Realiza formações e mentorias em finanças e letramento econômico por meio de sua empresa, a econoMina. Participou como mentora de carreira no ECONecta, do grupo de pesquisa “EconomistAs – Brazilian Women in Economics”, da USP-Universidade de São Paulo. Foi professora no curso “Política, Democracia e Direito dos Trabalhadores”, da Escola DIEESE Ciências do Trabalho e o Sindicato dos Metalúrgicos, de Taubaté.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.