Foto: divulgação
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Educação em Contextos Culturais Diversos

Com Clarisse Cohn | Doutora em Antropologia Social

Conversas sobre Educar

Santos

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório

Inscrições pelo App Credencial Sesc SP ou em centralrelacionamento.sescsp.org,br

Data e horário

De 11/06 a 11/06

Quarta

9h às 12h
14h às 17h

Foto: divulgação
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Tendo como referência bibliográfica do Programa Curumim do Sesc, Clarice Cohn abordará os desafios e potencialidades da educação de crianças em contextos diversos, com destaque para as contribuições da antropologia da criança e as políticas de educação escolar indígena. A partir de sua ampla trajetória acadêmica, que inclui pesquisas com povos indígenas, como os Xikrin do Bacajá, e a coordenação de iniciativas como o Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar, a professora trará reflexões sobre o papel da escola na construção de um diálogo intercultural. Os impactos das políticas públicas na formação de crianças indígenas e não-indígenas, bem como a importância de respeitar e integrar saberes tradicionais no ambiente escolar.

Um espaço aberto para educadores e profissionais da área a repensar práticas pedagógicas, reconhecendo as especificidades culturais e sociais de seus contextos de atuação. Com uma abordagem interdisciplinar, a fala busca inspirar novas perspectivas sobre a formação de educadores comprometidos com a pluralidade e a inclusão, em um cenário de constante transformação social.

Clarice Cohn, é Mestre e Doutora em Antropologia Social pela USP – Universidade de São Paulo, e fez um estágio de pós-doutorado junto ao Laboratoire d’ethnologie et de sociologie comparative – LESC na Université Paris Nanterre em 2016. Faz pesquisas junto aos Xikrin do Bacajá desde 1992. Coordenou o Observatório da Educação Escolar Indígena da UFSCar (OEEI-UFSCar) entre 2009 a 2015, com financiamento CAPES/MEC e atuação junto a cinco povos indígenas, e diversos outros projetos junto aos Xikrin do Bacajá, de pesquisa e extensão. Atua nessa universidade desde 2006 junto à Política de Ações Afirmativas, em especial na inclusão de estudantes indígenas. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bolsista de Produtivdade CNPq. Seus temas de pesquisa são crianças e infâncias indígenas, educação escolar indígena, educação indígena, guerra ameríndia, história indígena, e impactos de megaempreendimento para populações indígenas.

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