Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Educação Física no lazer e na saúde: O que nos aproxima no cuidado à população?

Com Prof. Dr. Douglas Roque Andrade e Prof. Manoel Felix

Sesc Verão
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Bate papo online com o Dr. Douglas Roque Andrade, Prof. Manoel Felix e Luciana Miranda com mediação da Dra. Neide Alessandra P. Nascimento (GDFE) . O objetivo desse encontro é favorecer o diálogo entre esses dois universos, levantando ferramentas em comum, estratégias de cuidado, desafios e como podemos aprender mais e oferecer um melhor serviço à população. A área de Educação Física é bem abrangente, podendo estar envolvida em pesquisa, esporte, lazer, saúde, gestão, entre outras. E por possuir esse amplo alcance podemos aprender ainda mais com essa transversalidade.  
 
Dr. Douglas Roque Andrade 
Docente universitário desde 1989 na área de educação física e desde 2011 docente do curso de educação física e saúde da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e desde 2018 do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política. Atuo como Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF – EACH-USP), pesquisador do Grupo Internacional e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Formação de Profissionais da Saúde (GIEPS) GIEPES, pesquisador colaborador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e participo como assessor técnico científico do Programa Agita São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho em Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Diretor de Comunicação e Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (2020-2022). Diretor de Educação e conhecimento da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (2022-2024). Atuo principalmente na área de políticas públicas de atividade física e saúde, promoção da atividade física na comunidade, no ambiente de trabalho. 
 
Prof. Manoel Felix  
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – UNINOVE 
Especialização em Psicomotricidade – UNIFAI/PUC SP 
Especialização em Docência e Prática da Meditação – Universidade Municipal de São Caetano USCS  
Aperfeiçoamento em Promoção da Saúde para Gestores do SUS – Universidade de Brasília UnB 
Extensão em Prevenção ao uso indevido de drogas – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC 
Formação em Lian Gong em 18 Terapias – Sociedade Taoísta de São Paulo 
Formação em Instrutor de Tantra Yoga – Ananda Marga Academy SP 
Atua há 24 anos no serviço público, Município de Guarulhos, sendo desses 15 na Secretaria da Saúde, tanto como Educador Físico bem como Coordenador de Projetos e Programas bem como Gerente de Saúde.  
Experiência na área Educacional, tendo atuado na Secretaria de Estado SP como coordenador do Programa Escola da Família; atuando com Práticas Corporais como ferramenta da Cultura de Paz 
Experiência no setor privado, tendo atuado por seis anos na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Departamento de Esporte e por dois anos no SESC SP como Instrutor de Atividades Físicas 
 
 Luciana Miranda, Mestre em ciências da saúde, IAMSPE. Atuação no Sus e no Sesc. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Educadora física esportiva do SESC SP, colaboradora da criação do método Quickfit de condicionamento físico e profissional de educação física em saúde no SUS e resp. técnico NASF – Secretaria de Saúde de Guarulhos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em promoção e prevenção de saúde em população com doenças crônicas não transmissíveis atuando principalmente com: envelhecimento ativo, climatério, atividade física, qualidade de vida e atenção primária. Experiência em diversas modalidades esportivas e condicionamento físico. 
 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.