Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

en.frente: mulheres e os contextos de violência

Com Eleonora Menicucci e Amelinha Teles

Ipiranga

Duração: 120 minutos

16

atividade online

Grátis

Local:

Inscrições a partir de 10/5, às 14h. Vagas limitadas.

Data e horário

De 18/05 a 16/11

Quarta

Das 18h às 20h. Exceto nos dias 07/9, 12/10 e 02/11

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A série de oficinas “en.frente: mulheres e os contextos de violência” tem como propósito apoiar mulheres moradoras de Heliópolis e Região no reconhecimento da violência doméstica e de gênero e identificação de relacionamentos abusivos, bem como fortalece-las para o enfrentamento e rompimento do ciclo da violência. Além disso, tem o intuito de proporcionar formação e supervisão para trabalhadoras e trabalhadores que atuam com a temática de violência de gênero em diversas instâncias das políticas públicas da assistência social nos projetos e serviços da UNAS Heliópolis e Região.

Os tópicos abordados nas oficinas são:

  • Ser mulher, paradigmas. Intersecção de gênero, raça e classe;
  • Tipos da Violência e o Ciclo da Violência;
  • Leis de proteção a Mulher no enfrentamento à violência (Lei Maria da Penha; Lei do Feminicídio; Lei das Trabalhadoras Domésticas e Impactos da Violência na Vida das Mulheres);
  • Impactos da Violência na Vida das Mulheres;

Importante: a inscrição garante acesso às quatro oficinas da série. Não será possível se inscrever separadamente nas oficinas.

Minibio das professoras:

  • Eleonora Menicucci de Oliveira é socióloga e sanitarista, professora titular em Saúde Coletiva da UNIFESP. Foi Ministra de Políticas para as Mulheres nos dois mandatos da Presidenta Dilma Rousseff, quando implantou o Programa Mulher Viver sem Violência com as Casas da Mulher Brasileira.
  • Maria Amélia de Almeida Teles é bacharel em Direito, ministra aula sobre violência de gênero contra as mulheres e meninas nos cursos de pós-graduação em Educação da Unicamp, na Sociologia da Infância, em Prevenção e Enfrentamento da Violência para Garantia dos Direitos Humanos , na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e no curso de especialização do CAAF/Unifesp. Escritora de diversos livros como O que são os direitos humanos das mulheres. Feminista, integra a organização autônoma União de Mulheres de SP, coordena o projeto “Promotoras Legais Populares” e, em parceria com o IBCCrim, o projeto: “Maria, Marias”.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.