Evento celebra os ritmos brasileiros como expressões vivas de identidade, tradição e contemporaneidade. Com vivências abertas ao público, o evento valoriza o corpo em movimento como linguagem cultural. A programação inclui um bate-papo inicial com reflexões sobre o que são ritmos e danças brasileiras e suas aplicações nas práticas corporais, seguido de experiências com ritmos como maracatu e funk, e um baile coletivo de encerramento. Um espaço de escuta, troca e celebração da diversidade rítmica.
Eixo Temático: Práticas Rítmicas e Expressivas
Este encontro será orientado pelas práticas rítmicas e expressivas, que destacam a expressividade corporal como representação de culturas diversas. Os ritmos e técnicas corporais abordados têm raízes em tradições milenares, utilizadas para fins que vão do sagrado à busca por vitalidade, saúde e expressão coletiva. A proposta valoriza o corpo em movimento como linguagem que integra o indivíduo ao grupo, à história e à cultura.
Vivência e Diálogo
Aberto ao público interessado, este momento convida à experimentação e ao diálogo por meio de vivências com ritmos como maracatu e funk, além de um bate-papo sobre a representatividade das danças brasileiras. O encerramento se dá em um baile coletivo, celebrando a diversidade cultural e a potência do corpo em movimento. A proposta é criar um espaço de troca, escuta e expressão, onde o ritmo conecta pessoas, histórias e territórios.
Cronograma
14h – Abertura Apresentação Grupo GPT Sesc Guarulhos (Educadores Patricia e Aline)
14h10 – Apresentação Grupo GMF (Educadores Silvio Vilar e Michelle)
14h20 – Bate Papo ”O que são ritmos e danças brasileiras e quais suas aplicações nas Práticas Corporais” Com: Dra. Renata Matsue, Vanessa Novaes, Iguinho Imperador e mediação Educador Manoel Felix
15h – Apresentação + Vivência MARACATU (Brincantes da Zona Leste de São Paulo)
16h – Apresentação + Vivência FUNK (Clarin Cia de dança)
17h – Baile de Encerramento (Educadores do Sesc)
BATE PAPO – Dra Renata Matsue
Bailarina, professora e pesquisadora. Formada em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2003), com especialização em Fisiologia do Exercício pela Unifesp (2004), mestrado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu (2007) e doutora pelo Programa Mudança Social e Participação Política (PROMMUSP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Tenho atuado como pesquisadora e co-coordenado o Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR – Estudos em Corpo e Arte na EACH-USP, que atualmente tem como focos: (a) a construção de conhecimento com artistas sobre a Arte; (b) a busca por epistemologias artísticas como suporte para as investigações qualitativas e (c) a criação de estruturas de performances dos dados ou dos conhecimentos produzidos nas investigações. Atualmente professora e assistente de direção na Premiere escola de dança e no Mobius Centro de artes e dança. Atua na graduação, lecionando no curso EAD da Faculdade Flamingo as disciplinas de Ritmo e Dança e Ginástica. É responsável pela orientação de trabalhos de conclusão de curso na Pós Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
MARACATU – Vanessa Novaes
É multiartista, brincante de maracatu e de outras manifestações tradicionais e
populares. Atuou por 10 anos no maracatu Porto de Luanda e atualmente toca e dança na
Nação de Maracatu Kambinda, do Teatro Popular Solano Trindade. Realizou a concepção,
roteiro e direção do espetáculo: Tú Maraca, Tú Maracatu – Uma História de Reis e Rainhas.
FUNK – Iguinho Imperador
Líder de um dos primeiros bondes de Passinho do Rio de Janeiro, integrante de um dos grupos pioneiros a levar o Passinho/Funk para o exterior.