Helena Viera e Edgar Kanaykõ Xakriaba. Mediação: Adriana Couto
Helena Viera e Edgar Kanaykõ Xakriaba. Mediação: Adriana Couto

Encontros ao vivo – Helena Viera e Edgar Kanaykõ Xakriaba

Mediação: Adriana Couto

MIRADA - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas

Santos

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório Sesc Santos

Acesso livre. Vagas limitadas.

Data e horário

De 12/09 a 12/09

12/09 • Quinta • 11h00
Helena Viera e Edgar Kanaykõ Xakriaba. Mediação: Adriana Couto
Helena Viera e Edgar Kanaykõ Xakriaba. Mediação: Adriana Couto

Entrevistas realizadas pela jornalista Adriana Couto com duplas de artistas e pensadores convidados, alguns dos quais apresentam espetáculos no Mirada. As conversas versam sobre a trajetória e o pensamento de cada um, colocando em perspectiva a obra dos entrevistados e perpassando os eixos do festival: Floresta, Sonho e Esperança.

12/9 – Helena Viera e Edgar Kanaykõ Xakriaba

Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação, como o Huffpost Brasil, Revista Galileu, Cadernos Globo, Revista Cult e o blog Agora É que São Elas, da Folha de S. Paulo.

Edgar Kanaykõ Xakriabá é da terra indígena Xakriabá, do município de São João das Missões (Minas Gerais). É fotógrafo, com graduação pela Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei/UFMG) e mestrado em Antropologia Social (Visual) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua dissertação Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente (2019), que discute a utilização da fotografia pelos povos indígenas como instrumento de luta e resistência e o conceito de imagem, é a primeira realizada por um pesquisador indígena em um programa de pós-graduação da UFMG.

Adriana Couto é jornalista. Apresenta o Metrópolis na TV Cultura há mais de dez anos, um dos mais tradicionais programas de arte e cultura da televisão brasileira. Na emissora também já comandou a bancada do Jornal da Cultura. Foi apresentadora e repórter do Canal Futura RJ e aprofundou sua pesquisa em educação e jornalismo público. Na TV Globo trabalhou como repórter do programa musical FAMA e do RJTV. Em 2016, 2018 e 2021 ganhou o Prêmio Comunique-se na categoria de Melhor Jornalista cultural/mídia falada. Apresenta inclusive o programa Mais Preta na rádio Nova Brasil FM.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.