Onisajé e Lucelia Sergio.
Onisajé e Lucelia Sergio.

Encontros de criação – Onisajé e Lucelia Sergio

Oficina com Onisajé e Lucelia Sergio

MIRADA - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas

Santos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Sesc Santos

Inscrições por email até 9/9.

Data e horário

De 09/09 a 11/09

Segunda a Quarta

De 9 a 11/9, das 14h às 17h.

Onisajé e Lucelia Sergio.
Onisajé e Lucelia Sergio.

Durante estes encontros, as pesquisadoras Onisajé e Lucelia Sergio, oriundas da Bahia e de São Paulo, irão explorar propostas práticas de criação cênica a partir do corpo filosófico e performático das sabedorias culturais de terreiros e de técnicas contemporâneas do Teatro Negro. A ideia é proporcionar, para artistas de teatro com experiência em atuação ou dramaturgia, uma imersão e, desse modo, despertar o estado de criação e autoralidade em seus participantes.

Inscrições por meio de carta de apresentação + carta de interesse (até 2 mil caracteres) pelo e-mail formativas.mirada@sescsp.org.br de 21 a 9/9.

Onisajé é diretora teatral, dramaturga, roteirista, curadora, preparadora e formadora de atuantes. Mestra e doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA e yakekerê (segunda sacerdotisa) do Ilê Axé Oyá L’adê Inan de Alagoinhas, é coautora e diretora de peças como Siré Obá, a festa do Rei; Exu, a Boca do Universo e 12 Anos ou a Memória da queda. Dirigiu Traga-me a cabeça de Lima Barreto e Pele Negra, máscaras brancas e foi professora-substituta da Escola de Teatro da UFBA. Integra o Grupo de Pesquisa PÉ NA CENA-CNPq e publicou vários artigos sobre teatro negro em revistas especializadas.

Lucelia Sergio é atriz, diretora, dramaturga, crítica de arte e cofundadora da companhia Os Crespos. É formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECAUSP) e escreve e compõe o grupo curatorial da revista de teatro negro Legítima Defesa. No teatro atuou em espetáculos como Navalha na Carne Negra, pelo qual foi indicada ao APCA como Melhor Atriz. Trabalhou com diretores como Frank Castorf (Alemanha), Paulo Faria, Dagoberto Feliz e Ariela Goldman. Com Os Crespos dirigiu os espetáculos Os Coloridos (2015), Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas (2013), e Cartas à Madame Satã ou Me Desespero Sem Notícias Suas (2014). Atualmente é atriz no espetáculo De Mãos Dadas Com Minha Irmã (2023), com direção de Aysha Nascimento, no qual também assina a dramaturgia e a direção visual. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.