Duração: 75 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Teatro
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados.
Data e horário
De 23/04 a 23/04
Às 20h
O filme de 1925 recria um fato histórico ocorrido na cidade de Odessa, na época, parte da URSS. A trilha atualiza as imagens com a sonoridade característica da dupla de músicos e as distorções dos sintetizadores.
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.
Bate-papo após sessão com Paolo Gregori.
Sobre Paolo Gregori: cineasta, crítico e professor. Mestre em semiótica pela PUC-SP e especialista em intermídia pela universidade de Konstanz, Alemanha. Lecionou direção, roteiro, produção, linguagem cinematográfica, montagem, história do cinema, cinema latino americano, entre outras disciplinas, na FAAP, Anhembi, AIC, Belas Artes e Universidade Metodista de Piracicaba. Foi coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Aeso, em Olinda, Pernambuco e sócio da Arteficio Filmes.
1925 em 16mm
Em abril, o Sesc apresenta uma seleção de filmes de 1925 em projeção 16mm, proporcionando uma imersão na experiência cinematográfica da época. A programação inclui sessões comentadas pelos críticos de cinema Donny Correa e Paolo Gregori, que analisam a estética e a narrativa desse período, além de uma exibição especial com Tony Berchmans, em que o músico improvisa ao piano, criando trilhas sonoras ao vivo que intensificam a narrativa do filme por meio de ambientações dramáticas.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.