Arte: Dani Bustamante
Arte: Dani Bustamante

Encruzilhadas literárias no sul global: Brasil e países árabes – quarto encontro

A narrativa feminina entre monoteísmos e patriarcados

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 14/12. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 14/12 a 14/12

Sábado

Sábado, 15h às 17h.

Arte: Dani Bustamante
Arte: Dani Bustamante

Este ciclo de encontros literários tem como objetivo identificar pontos de convergência entre as literaturas brasileira e árabe na sua expressão contemporânea.

A cada encontro um escritor brasileiro é convidado a ler uma obra da literatura árabe contemporânea, estabelecendo um diálogo desta com seu trabalho no âmbito das problemáticas e das temáticas compartilhadas no eixo sul-sul do mundo.

Neste encontro, duas mulheres se encontram na encruzilhada entre dois crimes terríveis. Quando assombradas pelo fantasma da religião, só lhes resta narrar. Em Caminhando com os mortos, de Micheliny Verunschk, temos uma mulher que é queimada viva em um ritual religioso de purificação para que possa ser conduzida ao caminho do bem.

Em A queda do Imã, da egípcia, Nawal El-Saadawi, temos o relato fragmentado do crime de assassinato e exploração de mulheres e meninas em nome da fé.

Com Felipe Benjamin Francisco, doutor em Estudos Árabes (Capes/USP), com pós-doutorado pela Universidade Livre de Berlim (AvH). Foi professor de língua e literatura árabe (UFRJ) e atua como pesquisador e tradutor literário árabe-português.

Com Jemima Alves,  é doutora em Letras (CNPq/USP), pós-doutoranda no Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP e atua como tradutora literária árabe-português. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nova York sob supervisão do professor e escritor iraquiano Sinan Antoon.

Com Micheliny Verunschk, Escritora e historiadora pernambucana. De sua autoria são: O som do rugido da onça (Cia das Letras, 2021), que conquistou o Jabuti de melhor romance literário, e Caminhando com os mortos (Cia das Letras, 2023).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.