Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre bruxas, crushes e resistência: literatura jovem

Com Bia Crespo e Carol Chiovatto - mediação e cocuradoria de João de Mari

Resenha Literária: literatura jovem

Belenzinho

Duração: 90 minutos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Aberto ao Público

Data e horário

De 10/07 a 10/07

Quinta

19h30 às 21h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um bate-papo com Bia Crespo e Carol Chiovatto, expoentes da nova literatura juvenil no Brasil por criarem cenários fictícios extremamente atuais e modernos, além de ampliarem as vozes que falam sobre representatividade das mulheres urbanas, bruxonas e de pessoas LGBTQIAP+. A mediação é de João de Mari.

Bia Crespo é escritora, roteirista e produtora brasileira. Ganhou destaque com seu livro de estreia “Eu, minha crush e minha irmã”. Sua obra aborda temas como o romance lésbico, a descoberta da sexualidade, o amadurecimento, e questões LGBTQIA+ de forma leve, com humor e sensibilidade. Antes de se lançar na literatura, Bia já era reconhecida no audiovisual, tendo colaborado em roteiros de filmes como “Meus 15 Anos” e “10 Horas Para o Natal”, além da série Rensga Hits! no Globoplay.

Carol Chiovatto é escritora, tradutora e pesquisadora brasileira, nascida em Niterói (RJ) em 1989, mas residente em São Paulo desde a infância. Doutora em Letras pela USP, seu trabalho acadêmico explora a figura da bruxa como um estereótipo do feminino transgressor. Sua estreia como romancista foi com “Porém Bruxa” uma fantasia urbana premiada, que aborda temas de magia e resistência. Além disso, Chiovatto contribuiu com contos premiados e é integrante do Movimento Fantasista, promovendo literatura especulativa no Brasil.

João de Mari é jornalista. Foi editor da Revista Trop e da Revista 451, de crítica de livros, voltada para a difusão do livro, das ciências, da literatura e dos direitos humanos na sociedade brasileira.

Resenha Literária é projeto que contempla atividades com autores brasileiros de ficção literária voltada para jovens. Conhecida como Young Adult, a produção abrange diversos gêneros literários como ficção e fantasia. Costumam abordar também temas sensíveis, como sexualidade, busca de identidade, relacionamentos e bullying, de forma clara e pelo uso de uma linguagem jovem.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.