Foto: Pri Fiotti
Foto: Pri Fiotti

Entre Mundos

Com Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira. Direção Elisa Rossin.

Ipiranga

Duração: 50 minutos

L

atividade presencial

Local: Teatro

Recomendação etária: 3 a 10 anos

Foto: Pri Fiotti
Foto: Pri Fiotti

Duas criaturas nascem diante dos olhos do público. Movidos pela curiosidade descobrem que possuem um misterioso portal que lhes permite transitar por diferentes dimensões e, nessa viagem atemporal, conhecem lugares inusitados e inesperados: a terra dos dinossauros, o fundo do mar, a agitação de uma grande cidade, a aridez do deserto, o interior escuro de uma caverna, entre outros.

Entre mundos é um espetáculo com máscaras teatrais, sem utilização de palavras, e propõe uma experiência sensorial para o público infantil. O espetáculo utiliza a máscara como objeto estético definidor de uma linguagem visual que se propõe narrar a cena através do jogo de imagens. A inspiração são as máscaras larvárias, identificadas na década de 1960 no carnaval de Basel, na Suíça, e introduzidas posteriormente na pedagogia teatral. Tratam-se de máscaras com formas simplificadas da figura humana, que cobrem o rosto inteiro e propõem um jogo cênico simples, elementar e poético. Sem o uso da palavra falada, busca-se proporcionar aos pequenos espectadores uma experiência teatral contemplativa, sensorial e lúdica, despertando o espírito do brincar e tocando camadas de percepção sutis. Ator e atriz vestem a máscara e é através de seus gestos, respiração, movimentos, ações e reações que as personagens surgem e a narrativa se dá.
Essa composição visual é estruturada por um roteiro de ações simplificado, que remete ao storyboard dos desenhos animados ou à sequência das tirinhas das histórias em quadrinhos. Dessa forma, temos uma dramaturgia de cenas curtas e independentes, que obedecem sempre ao esquema clássico com “início-meio-fim”. O ambiente é complementado pela divertida trilha musical original, que
instaura paisagens sonoras compostas de ambiências, melodias e ruídos.

Ficha técnica

Criação e roteiro: Elisa Rossin, Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Atuação: Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Direção: Elisa Rossin
Trilha sonora: Alex Huszar, Max Huszar e Thomas Huszar
Direção de arte: Maria Zuquim
Iluminação: Gabriel Greghi
Preparação corporal: Lívia Seixas
Criação de máscaras: Elisa Rossin e Gabriel Bodstein
Confecção de máscaras: Gabriel Bodstein
Costura: Rita de Cássia e Mônica Rocha
Assistência em costura: Bruna Vizer
Operação de som: Max Huszar
Operação de luz: Gabriel Greghi
Ilustração e design gráfico: Nathália Ernesto
Idealização e coordenação de projeto: Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Realização: Pulo do Gato Produções Artísticas

Consulte o programa do espetáculo aqui. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.