Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre o Mar, Serra e Cerrado: Em Encontro de Biomas e Aves 

Com Fábio Shunck, biólogo, e Alessandro Abdala, comunicador. Mediação: Fernanda Lucena, agente de educação ambiental do Sesc 

Franca

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Data e horário

De 14/11 a 14/11

14/11 • Sexta • 19h30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesse bate-papo iremos conversar sobre os caminhos que atravessam paisagens, histórias e afetos, e como a escrita, fotografia e pesquisa podem ser uma ferramenta de escuta e transformação. Uma oportunidade para conhecer os bastidores da obra, trocar ideias e fortalecer redes de proteção e resistência.

Um encontro inspirador com Fabio Schunck e Alessandro Abdala, em um bate-papo sobre as relações entre território, natureza e cultura, a partir do livro “Aves do Sesc Bertioga: do mar à serra”.
A territorialidade das aves expressa a relação entre espaço, comportamento e ecologia. Nos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, essa dinâmica revela contrastes marcantes: enquanto o Cerrado, com sua vegetação aberta e clima seco, favorece estratégias territoriais visuais e sonoras, a Mata Atlântica, mais úmida e densa, exige comportamentos mais discretos e especializados.

Nos ecótonos, zonas de transição entre os biomas, algumas aves conseguem adaptar seu comportamento territorial, transitando entre ambientes distintos. Outras enfrentam desafios para manter seus territórios diante das mudanças ambientais e da competição. Observar aves nesses territórios é mais do que identificar espécies: é compreender mapas vivos de adaptação, disputa e coexistência. As fronteiras entre os biomas, embora naturais, também refletem relações sociais e políticas, tornando a territorialidade das aves um convite à escuta sensível do território.
Neste bate-papo, conversaremos sobre os caminhos que atravessam paisagens, histórias e afetos, e como a escrita, fotografia e pesquisa pode ser uma ferramenta de escuta e transformação. Uma oportunidade para conhecer os bastidores da obra, trocar ideias e fortalecer redes de criação e resistência.  

Minibio:
Fabio Schunck é Biólogo, ornitólogo e anilhador de aves, com título de doutor em zoologia pela Universidade de São Paulo. Atua profissionalmente como ornitólogo há 25 anos. Desenvolve projetos de pesquisa com comunidades de aves (incluindo espécies migratórias florestais, aquáticas e limícolas), taxonomia, história natural e resgate de dados ornitológicos históricos, atuando em diferentes regiões do Brasil, principalmente na Mata Atlântica e Serra do Mar. Colabora com projetos de espécies ameaçadas de extinção, taxonomia, biogeografia, migração, evolução, virologia, malária aviária e conservação. É escritor, fotógrafo de natureza e observador de aves, utilizando os textos, as imagens e a observação como importantes ferramentas de divulgação científica e conscientização ambiental. Também ministra palestras, cursos e treinamentos em ornitologia, observação de aves, ecoturismo e diferentes temas relacionados a conservação.

Alessandro Abdala é formado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), fotógrafo, escritor e comunicador especializado em natureza e cultura, com foco na região da Serra da Canastra (MG). 

Autor de livros como “Serra da Canastra: refúgio das aves do Cerrado” e “Joias Aladas: os incríveis beija-flores da Serra da Canastra”, atua na produção de conteúdo, projetos de educação ambiental e promoção cultural. É responsável pela agência de comunicação Impacto Design e desenvolve iniciativas que unem turismo, arte, ciência e preservação ambiental.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.