Data e horário
De 16/01 a 16/01
13h às 18h
A proposta “Entre Páginas e Paredes” evoca o livro e a literatura como espaços simbólicos em que o imaginário, a memória e os afetos fazem morada. Desejamos criar um projeto de mediação de leitura acompanhado de uma instalação, em que as crianças poderão colher e escolher os livros que se relacionem à temática da casa. Uma casa, um apartamento, uma janela na favela, uma casa na árvore, as casinhas dos insetos, um vaso que é casa para um grupo de animais… Cada enredo convida os pequenos a morar em espaços diversos, em que a imaginação e a reflexão se encontram para ampliar o repertório cultural e literário das crianças.
A própria instalação, com suas paredes, cantinhos e tecidos, também abraça como uma morada.
Além disso, no corpo da instalação disporemos objetos que se relacionam com os enredos dos livros, convidando as crianças a expadirem a leitura abstrata para o mundo concreto. Nessa interação das palavras com o mundo, os pequenos vivenciam a literatura em sua faceta mais lúdica e aconchegante, permitindo que as histórias e as brincadeiras se entrelaçem. Também na curadoria dos livros há um cuidado especial com a temática e com a bibliodiversidade, abrangendo desde a literatura de berço até as obras infantojuvenis.
Para encerrarmos a atividade, convidamos o público para um registro artístico de sua vivência com a morada de livros. Disponibilizaremos uma parede da instalação com tecido de talagarça, linhas e fios diversos para que as crianças possam inscrever essa simbolização de sua experiência e inspirar a vivência do próximo grupo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.