Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Convivência
Data e horário
De 23/01 a 23/01
Dia 23/1, quinta, das 19h às 21h
Os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com erveiras experientes sobre o uso das ervas na cura e proteção espiritual. O bate-papo será complementado pela exibição de vídeos e trechos de documentários que exploram o papel das erveiras na preservação dos saberes ancestrais. A atividade busca não só educar, mas também inspirar uma maior valorização das práticas tradicionais e seu papel no mundo contemporâneo.
Araju Ara Poty, do povo Guarani Mbya, é mãe de quatro crianças e cacique da aldeia Tekoa Ytu, no território indígena do Pico do Jaraguá. Ela é uma palestrante com 14 anos de experiência, artesã talentosa e participante ativa na cena artística local, envolvendo-se tanto no teatro como no coral de sua aldeia. Faz parte do conselho aty mirim do Museu das Culturas Indígenas, com participação na área de curadoria do museu. Além disso, Ara é jogadora de futebol no time feminino “Xondaria Guarani” traduzindo o espírito guerreio das “Guerreiras Guarani”.
Carmen Silva é líder do MSTC (Movimento dos Sem Teto do Centro) e fundadora da Ocupação 9 de julho, referência, também, por sua cozinha solidária e horta orgânica. Foi secretária no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e é professora no Insper.
Crioulla Oliveira transita por diferentes linguagens artísticas, com especial atenção ao cinema e à fotografia. Por meio delas, cultiva e multiplica as tradições religiosas herdadas de sua mãe, a ialorixá e ativista política Vilma Santos, a Yá Mukumby. Nos últimos anos, tem aprofundado seus conhecimentos sobre ervas, unindo o legado de Yá Mukumby aos ensinamentos compartilhados pelas senhoras erveiras.
Suzy Okamoto é médica e terapeuta ayrvédica. Possui formação em Ayurveda pelo Saúde Elementar e estudou Vethasatthi Varmam, um sistema de pontos energéticos do corpo, em Coimbatore, Tamil Nadu, na Índia. Também estudou a tradição Siddha e o Hatha Yoga Pradipika. É Mestre em História da Arte e Estética em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.
Em seu trabalho artístico, que abrange desenhos, vídeos e performances, explora temas relacionados ao corpo, inspirando-se em referências como o Do-hô, Zen-Budismo, Hélio Oiticica, Jurema Sagrada e tradições dos povos originários do Brasil. Atualmente, Suzy se dedica a orientar pessoas para o ponto de convergência entre arte e saúde. Ela acredita que o objetivo central da terapia ayurvédica é o reconhecimento de cada corpo como único.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.