atividade presencial
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Inscrições online: na centralrelacionamento.sescsp.org.br, a partir de 1/8, às 14h;
Data e horário
De 14/09 a 30/11
De 14/9 a 30/11, quintas, das 19h às 21h. Exceto dias 12/10 e 2/11
O curso tem como objetivo a criação de mapas e objetos acessíveis a partir das técnicas de modelagem escultórica e paramétrica, escaneamento e conceitos de impressão 3d, apresentação das partes que compõe uma máquina, dos materiais disponíveis para impressão com essa tecnologia, cuidados na operação e noções de manutenção preventiva da impressora, introdução a softwares de fatiamento e acabamento.
A percepção do mundo que nos rodeia é múltipla, o que vemos, cheiramos, escutamos, sentimos nos ambientes que circulamos ou que nos circulam são fundamentais na concepção do nosso espaço de vida compartilhado. A partir de uma provocação/convite/parceria do nosso vizinho Museu da Energia de São Paulo, proporemos um exercício de empatia, alargamento dos horizontes e fabricação digital em forma de curso regular com 12 encontros.
Os conceitos de acessibilidade e inclusão social estão intrinsecamente vinculados. No senso comum, acessibilidade parece evidenciar os aspectos referentes ao uso dos espaços físicos. Entretanto, numa acepção mais ampla, a acessibilidade é condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social. A acessibilidade é, portanto, condição fundamental e imprescindível a todo e qualquer processo de inclusão social, e se apresenta em múltiplas dimensões, incluindo aquelas de natureza atitudinal, física, tecnológica, informacional, comunicacional, linguística e pedagógica, dentre outras. É, ainda, uma questão de direito e de atitudes: como direito, tem sido conquistada gradualmente ao longo da história social; como atitude, no entanto, depende da necessária e gradual mudança de atitudes perante as pessoas com deficiência.
Herbert Baioco, compõe a equipe de educadores em tecnologias e artes do Sesc Bom Retiro. Entre outras atividades é artista, testando manifestações da criatividade em projetos diversos. Também é pesquisador, com mestrado em Estudos em Processos Artísticos pela UFF. Tem interesses em escuta e na criação de máquinas para escutar.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.