Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Inscrições online e no local a partir de 01/09, às 14h. Consulte a disponibilidade de novas vagas na primeira aula do curso.
Design.Lab 2023: Faça Você Mesmo
Os tecidos Adire [em Iorubá: Adi (amarrar) re (tingir) – “amarrar e tingir”], são produzidos tradicionalmente na região da Nigéria (África Ocidental). Apresentam narrativas da cultura de seus povos construídas a partir de símbolos costurados ou pintados à mão com goma de mandioca e depois tingidos com corante azul extraído das folhas do índigo (Lonchocarpos). Os tecidos são usados como veste em celebrações/cerimônias importantes.
Na oficina, será apresentado um panorama histórico sobre o tecido Adire e uma seleção de símbolos e seus significados. Em seguida, será proposto aos participantes que escolham, de forma individual, os símbolos com os quais mais se identificam, para que criem suas próprias narrativas, que serão estampadas manualmente com matrizes de estêncil em um tecido de algodão. Orientação: Priscila Tâmara
Priscila Tâmara é designer de superfície, arte-educadora e pesquisadora. É formada em Letras – Tradutor e Intérprete em Inglês na UMESP. Estudou corte e costura e modelagem no Núcleo de Moda da Prefeitura de São Bernardo do Campo e Artes Visuais no Centro Universitário Claretiano. Dedica-se ao universo da estamparia desde 2016, tendo como objeto de estudo a arte têxtil africana, tal como sua contextualização histórica e cultural. Desenvolve também projetos de criação nas áreas de estamparia, moda, design gráfico e de superfície, individualmente e como integrante do Tranquilo Studio.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.