Duração: 90 minutos
atividade presencial
Local: Teatro | 1º subsolo
Ingressos à venda online a partir do dia 8/7, às 17h, e nas bilheterias a partir do dia 10/7, às 17h.
Baseado em contos das escritoras Mariana Enriquez (Argentina), María Fernanda Ampuero (Equador) e Layla Martinez (Espanha), o espetáculo Estratagemas Desesperados, que faz sua temporada de estreia no Sesc 24 de Maio, apresenta quatro mulheres dentro de uma casa contando histórias que atravessam o horror, a violência, o amor e a obsessão. Em vez de abrigo seguro para compartilhar essas histórias, a casa se transforma num reflexo distorcido do que um dia já foi lar.
A direção é de Amanda Lyra e Juuar, que também assinam a dramaturgia. O texto foi construído em uma residência no CPT (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP) em julho e agosto de 2024, em uma iniciativa em parceria com MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas. Na ocasião, além de ler e discutir várias obras de escritoras latino- americanas contemporâneas, as artistas se debruçaram sobre os gêneros cinematográficos do terror e do horror.
A ideia da casa como cenário no espetáculo contrapõe o espaço doméstico – esse lugar historicamente destinado às mulheres, espaço familiar e de cuidado, normalmente associado à felicidade – às histórias terríveis que essas personagens contam. Na peça, é a casa que se assombra com histórias de amor, obsessão, delírio e vingança.
Espetáculo com interpretação em Libras nos dias:
01/08, sexta às 20h
02/08, sábado, às 17h e às 20h
03/08, domingo, às 18h
FICHA TÉCNICA
Idealização: Amanda Lyra
Direção: Amanda Lyra e Juuar
Dramaturgia: Amanda Lyra e Juuar, a partir dos textos: Nada de carne sobre nós e Onde está você coração?, de Mariana Enriquez; Crias, de María Fernanda Ampuero; e trecho adaptado do romance Cupim, de Layla Martinez
Elenco: Amanda Lyra, Carlota Joaquina, Monalisa Silva e Stella Rabello
Direção musical e Trilha Sonora Original: Azulllllll e Lello Bezerra
Direção de Movimento: Danielli Mendes
Cenografia: Valdy Lopes
Figurino: Diogo Costa
Iluminação: Sarah Salgado
Assistente de direção e de produção: Vini Silveira
Assistente de cenografia: Cris Cortilio
Produção de cenografia: Marília Dourado
Cenotécnico: Pelé Leonarchick
Modelista: Lariana Moreno
Engenheiro e operador de som: Murilo Gil
Operação de luz: Pâmola Cidrack
Design gráfico: Estúdio M-CAU
Fotos: Mayra Azzi
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Coordenação geral e Produção: Amanda Lyra | Troca produções
Direção de produção: Aura Cunha | Elephante Produções
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.