Cancelado
Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 8/7. Enquanto houver vagas.
Cancelado
Este ciclo propõe um olhar renovado e compreensivo sobre o modernismo brasileiro a partir de estudos recentes. No formato de mesas de debate, os 6 livros aqui propostos são apresentados por seus/suas autores/as e comentados por pesquisadores/as da área, num diálogo que almeja realçar e discutir os flancos ousados ou inéditos de abordagem do objeto.
Livro: A ideologia modernista: a Semana de 22 e sua consagração (Ed. Todavia)
Autor: Luís Augusto Fischer (UFRGS)
Comentador/a: Guto Leite (escritor e professor) e Lucia Ricotta (UniRio)
Mediador/a: Flavia Prando (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo)
Com Luís Augusto Fischer, professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestre (1988) e doutor (1998) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI (2015). É autor de vários livros, entre os quais “Machado e Borges” (2008). É crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.
Com Guto Leite, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Linguística pela Unicamp, especialista, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador da Especialização em Literatura Brasileira (UFRGS), nas edições 2015, 2017 e 2019. Vencedor do Prêmio Açorianos de Criação Literária em 2012 e do Prêmio Açorianos como Compositor de Música Popular em 2018.
Com Lucia Ricotta, graduada em História pela Puc-Rio (1993), possui mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ (1997), doutorado em História Social da Cultura pela Puc-Rio (2002), pós-doutorado no IEL/Unicamp (2011-12) e pós-doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, Letras da Puc-Rio (2012-13). Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( Unirio), coordena o Laboratório de Estudos em Críticas e Teorias na Contemporaneidade da Escola de Letras da Unirio e é consultora do Projeto Resgate da Fundação Biblioteca Nacional.
Com Flavia Prando, Doutora e Mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP. Atua na área da música, com ênfase em Violão, principalmente nos seguintes temas: violão, aulas coletivas, São Paulo, cultura popular, choro.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.