Foto: divulgação
Foto: divulgação

Eu Amo Chris – Oficinas de criação

com o Coletivo Dodecafônico

Pompeia

Duração: 180 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: 10º andar do Conjunto Esportivo

Inscrições pelo e-mail oficinascenicas.pompeia@sescsp.org.br

Data e horário

De 04/10 a 27/10

Terça a Quinta

  • Oficina de Dramaturgia
    4, 6, 13, 18 e 20/10
    terças e quintas
    14h30 às 17h30

  • Oficina de Audiotour
    4, 5, 11, 18, 19 e 25/10
    terças e quartas
    10h às 13h

  • Oficina Corpo Inerte
    25, 26 e 27/10
    terça, quarta e quinta
    14h30 às 17h30

  • Foto: divulgação
    Foto: divulgação

    O novo projeto de encenação do Coletivo Teatro Dodecafônico se propõe a ser realizado em conjunção com uma série de ações formativas. É uma marca na trajetória do Coletivo Teatro Dodecafônico o entrelaçamento entre processos de criação e compartilhamento de procedimentos criativos em situação de oficinas, residências e/ou workshops. Confira a programação:

     

    Oficina de Dramaturgia
    4, 6, 13, 18 e 20/10 – 14h30 às 17h30

    Enquanto elabora a dramaturgia da nova encenação, há o desejo de compartilhamento de temas, referências artísticas e procedimentos de criação dramatúrgica nela presentes. A interlocução com outras pessoas na oficina, sejam elas artistas, dramaturgas ou apenas interessadas no tema, se pauta tanto na socialização das práticas e saberes presentes no processo criativo da encenação, quanto nessa aposta de que a interlocução com as pessoas participantes potencializa nossos modos de operar no Coletivo Teatro Dodecafônico. Os participantes serão convidados a produzirem textos a partir da observação de filmes e cenas, da leitura de trechos do livro e da experimentação de pequenos programas de ação, recorrendo a propostas de escrita automática bastante recorrentes nos processos criativos do Coletivo Teatro Dodecafônico.

     

    Oficina de Audiotour
    4, 5, 11, 18, 19 e 25/10 – 10h às 13h

    A proposta da oficina é apresentar a modalidade artística dos audiotours, contextualizando historicamente essas criações, apresentando grupos, coletivos e artistas que trabalham com esta linguagem e experimentando trabalhos criados pelo Dodecafônico. A partir da composição de programas de ação, o grupo será convidado a criar pequenos áudios em relação às figuras, situações e imagens que compõem a criação da encenação.

     

    Oficina Corpo Inerte
    25, 26 e 27/10 – 14h30 às 17h30
    *exclusiva para mulheres

    A proposta da oficina é compor uma série de foto performances retratando corpos femininos inertes. A partir de uma série de referências de performers mulheres que se relacionam fisicamente com o chão, buscaremos imagens de corpos que poderiam estar desacordados ou mortos. A visão de corpos femininos caídos no chão deve suscitar os muitos casos de violência praticada contra mulheres, assim como refletir sobre o uso do espaço público pelos corpos que performam o feminino. São exemplos dessa produção de imagens performativas, artistas como Ana Mendieta (Cuba), Regina José Galindo (Guatemala), Laurie Anderson (EUA), Francesca Woodman (EUA), Mônica Galvão (Brasil), Sharker Nasrin Toonton (Bangladesh), Cris Nogueira (Brasil), Ivonne Navas (Colômbia) e VALIE EXPORT (Áustria), entre outras.

     

    Inscrições:

    Maiores de 18 anos, com ou sem experiência. Enviar e-mail manifestando interesse para oficinascenicas.pompeia@sescsp.org.br, mencionando no assunto o nome da oficina em que pretende se inscrever. 25 vagas em cada oficina. Seleção por ordem de inscrição.

    Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.