atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa Teatral (7º andar)
Inscrições a partir de 12/9
No workshop Cinema Vivo, Paulo Camacho traz a discussão sobre o papel da câmera no palco e o diálogo entre decupagem, roteiro, encenação e luz.
A oficina retrata a imagem cinematográfica e sua integração com cenário, cena e iluminação a partir de A Hora do Lobo, além de incluir discussões e reflexões sobre alguns de seus trabalhos com Christiane Jatahy como Nossa Odisseia, A Regra do Jogo, Ithaque.
O grupo selecionado analisará a decupagem feita para A Hora do Lobo bem como a escolha do equipamento e os desafios técnicos e artísticos apresentados pela diretora e como, por meio de um cuidadoso trabalho de preparação, chegou-se ao resultado final.
Ainda ocorrerá a apreciação de outras obras com Jatahy e conversas sobres as diferenças e semelhanças da criação das imagens e do papel da câmera no palco.
Outro ponto destacado é o trabalho dos atores com a câmera, tanto sua operação como a consciência de quadro e como isso contribui para a encenação no palco criando camadas que funcionam como diferentes elementos de um filme. Como é possível operar uma câmera sem que se pareça um esforço? Podemos ter um equipamento no palco e não ser reféns dele?
Na oficina Camacho discute conceitos de narrativa, gênero e mixagem como partes fundamentais de obras que trabalhem a linguagem cinematográfica em qualquer suporte.
Paulo Camacho é formado pela UNESA (Universidade Estácio de Sá), no Rio de Janeiro). Diretor de cinema, editor e cinegrafista, já dirigiu quatorze curtas-metragens, incluindo Ensaio, Trava-contas, A luz é uma fada e Beijo francês.
Como editor, trabalhou em dezessete filmes, entre curtas e longas-metragens. De 2002 a 2006, foi membro de uma banda de rock e explorou as possibilidades cênicas e narrativas de um show desse gênero musical.
Colaborou pela primeira vez com Christiane Jatahy em 2011 na criação de Júlia e, depois de participar do projeto de ocupação artística Rio Occupation London, mergulhou na produção de Utopia.doc, um projeto de instalação de vídeo como parte da criação de What if they went to Moscow? Essa colaboração continuou com Fidelio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, La Forêt qui marche, La Règle du Jeu, na Comédie Française, Ithaque, Le présent qui déborde e Entre chien et Loup.
Entre os cerca de vinte filmes que dirigiu como diretor de fotografia estão Velha História, curta-metragem de Claudia Jouvin (vencedor do Prêmio ABC de Fotografia Estudantil), os curtas Sete minutos e Engano, de Cavi Borges, o longa-metragem Riscado, de Gustavo Pizzi, o programa de televisão Oncotô, com 28 episódios, dirigido por Daniel Tendler, e as séries Meus dias de rock e Ferrugem.
As inscrições ocorrerão de 12 a 16/09 neste link.
Com seleção de 18 a 21/09.
Divulgação dos resultados dia 22/09.
Matrículas de 25 a 28/09.
➡️ ATENÇÃO: Prorrogamos as inscrições para 03/10* (terça).
A matrícula das vagas remanescentes deve ser feita no dia 04/10 (quarta).
*ou até esgotarem as vagas.
Na inscrição para as oficinas, é necessário o envio de carta de intenção e currículo.
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