atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa Teatral (7º andar)
Inscrições a partir de 19/9
Data e horário
De 12/10 a 13/10
14h às 17h
Onde a cenografia, a luz e a dramaturgia se encontram? Qual é a dramaturgia do espaço, do espaço teatral, do espaço narrativo, do espaço do ator? Onde e como a realidade e a ficção podem se encontrar nesse espaço? Qual é a dramaturgia da luz em relação ao tempo? E do tempo através do espaço?
Nos últimos trinta anos, Thomas Walgrave elaborou uma pesquisa sobre essas questões. Ele tem trabalhado como cenógrafo ou designer de luz ou colaborador artístico/cocriador (na maioria das vezes em uma combinação dos três) com, entre outros, o coletivo de teatro TG STAN; com os coreógrafos Faustin Linyekula e Anne Teresa De Keersmaeker; e com os diretores teatrais Tiago Rodrigues e, desde 2017, com Christiane Jatahy.
Thomas Walgrave nasceu na Antuérpia (Belgica) e estudou história da arte e antropologia cognitiva, com foco especial em sociedades nômades.
De 1986 a 1992, ele foi um dos responsáveis pela criação do espaço Monty na Antuérpia, um teatro independente e casa de dança em um cinema abandonado. No Monty, ele colaborou nos primeiros projetos da TG STAN, uma companhia de teatro à qual se juntou em tempo integral em 1992. Desde então, projetou os cenários e/ou a iluminação de mais de 50 criações da companhia.
Ao longo dos anos, também trabalhou como designer de cenários e iluminação com artistas como Anne Teresa De Keersmaeker, Tiago Rodrigues, Vera Mantero, Faustin Linyekula e outros.
De 2008 a 2018, dirigiu o Alkantara Festival, o principal festival de artes cênicas contemporâneas de Lisboa, em parceria com as principais instituições culturais da cidade.
Desde 2017, trabalha com Christiane Jatahy como colaborador artístico, cenógrafo e designer de iluminação: Moving People (Theater der Welt Hamburg, 2017), Dans la solitude des champs de cotton (Koltès, Thalia Theatre, 2017), Ithaque (Odéon Théâtre de L ‘Europe, 2018), Le présent qui déborde (SESC São Paulo e Festival de Avignon, 2019), Entre Chien et Loup (Festival d’Avignon 2021), Before the Sky Falls (Schauspielhaus Zurique, 2021) e After the Silence/Depois do Silêncio (Festwochen Vienne 2022).
As inscrições ocorrerão de 19 a 25/09 neste link.
Com seleção de 26 a 05/10.
Matrículas de 10 e 11/10.
Na inscrição para as oficinas, é necessário o envio de carta de intenção e currículo.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.