Duração: 180 minutos
atividade presencial
Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Inscrições para todos os públicos a partir de 17 de novembro.
A oficina Experimentos Artísticos com Programas Open Source é uma proposição que convida os participantes a utilizarem softwares livres para criar layouts e projetos gráficos com foco na expressão artística e visual. O público irá criar peças diagramadas que unam texto e imagem de forma criativa e harmoniosa, explorando as ferramentas de programas como GIMP ou Figma (edição de imagem), Inkscape (vetorial) ou Scribus (diagramação), ou outras ferramentas específicas para criar composições artísticas.
O projeto também visa associar a prática da diagramação ao conceito de design livre e colaborativo, discutindo a importância do acesso a ferramentas gratuitas para a democratização e autonomia da produção artística e cultural.
Rafa Black é um artista multidisciplinar cuja prática explora a relação entre moda, política, identidade cultural da favela, saúde mental e pertencimento. Por meio de pinturas em tons pastéis, ele cria narrativas que destacam a tensão entre a ascensão do consumo e imaginário negro radical, investigando símbolos capitalistas forjados como herança colonial e seus impactos na subjetividade afrobrasileira e favelizada. Black justapõe esses signos a ícones e movimentos de resistência afrodiaspórica, produzindo composições que evocam memórias e desejos de uma retomada global. Black também é membro da Irmandade Vilanismo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.