Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Área de Convivência (3º andar)
Data e horário
De 28/09 a 28/09
28/9. Quinta, das 18h30 às 20h30.
Para as Mestras e Mestres do Recôncavo da Bahia, o samba é muito mais do que música. O Caruru, além de ser um prato típico da culinária baiana, é um ato festivo familiar e comunitário marcado pelo Samba de Roda nas comunidades do Recôncavo da Bahia.
O encontro, em formato de vivência, é proposto pela Casa Mestre Ananias durante o ciclo do 17º Caruru de São Cosme Damião, no bairro do Bixiga. Este ano, conta com uma cena cada vez mais rara nessa tradição: uma pareia (dupla) feminina gritando chula, modalidade específica no Samba. As irmãs Dona Lindaura e Dona Neusa, junto a Celina de São Francisco do Conde, o mostrar essa maestria para além do sapateado e com elas estarão também os Mestres Ecinho e Elói da região de Acupe, já habituais nas Festas da Casa Mestre Ananias. Os acompanham na produção o pesquisador e sambador Mário Paulista e a mediação acontece por conta de Rodrigo Minhoca da Casa Mestre Ananias.
A Casa Mestre Ananias é um espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Localizada no bairro do Bixiga, em São Paulo (SP), tem base nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulista, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.