Mariana e Talita - Foto: Divulgação
Mariana e Talita - Foto: Divulgação

Feminismos na história da arte: alguns estudos de caso 

Com Talita Trizoli e Mariana Leme

São Caetano

Duração: 120 minutos

L

atividade online

Grátis

Local: Zoom

Datas e horários

De 30/09 a 21/10

Sexta

30/09, 07, 14 e 21/10, sextas, das 14h às 16h.

Sexta

das 14h às 18h

Mariana e Talita - Foto: Divulgação
Mariana e Talita - Foto: Divulgação

O curso pretende abordar questões ligadas à arte e feminismo, e como, a partir de uma breve história do movimento feminista e suas “Ondas”, deu-se a correlação com a produção artística pós Segunda Guerra, dando ênfase no contexto norte-americano e brasileiro, a partir de alguns estudos de caso. 

Minibio: 

Talita Trizoli é pós-doutoranda no IEB-USP, professora, curadora e pesquisadora de arte e feminismo no Brasil, com ênfase nos anos de 1960 e 1970. Possui um doutorado pela FE-USP sobre o panorama de atuação de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70, e um mestrado pelo MAC-USP sobre a trajetória artística da artista brasileira Regina Vater, sob uma ótica feminista. Tem realizado pesquisas sobre crítica de arte e mulheres no Brasil. 

Mariana Leme é curadora e pesquisadora, interessada no cruzamento entre branquitude, colonialidade e cultura visual. É bacharel em Artes Visuais e mestre em História da Arte, ambos pela USP. Atuou como curadora assistente no MASP (2015-2019), curadora residente na Casa Tato (2021-2022) e assistente editorial da 34a Bienal de São Paulo (2021). Seus textos e traduções foram publicados nos periódicos Terremoto, seLecT, Revista de História da Arte e da Cultura, Tonel, Journal of Curatorial Studies e Revista Rosa. 

Local: Online – Via plataforma Zoom 

Público-alvo: Pessoas interessadas em arte contemporânea. 

Classificação indicativa: 14 anos. 

Grátis 

  

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.